Feira de Santana: ‘Disque Saúde’ recebe cerca de 100 ligações por mês sobre focos de Aedes aegypti

Disque Saúde recebe cerca de 100 ligações por mês. O Objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes agypti.
Disque Saúde recebe cerca de 100 ligações por mês. O Objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes agypti.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, mantém um serviço de atendimento à população para receber informações sobre focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. O Disque Saúde 0800 284-6656 visa reforçar o trabalho ininterrupto de combate às doenças transmitidas pelo mosquito e esclarecer dúvidas da população sobre o assunto.

Ao discar, imediatamente a pessoa interessada é atendida por um profissional técnico que tanto pode orientar quanto às ações simples que contribuem de forma decisiva para combater o mosquito, como também acionar uma equipe para checar denúncias a respeito da existência de criadouros do Aedes aegypti em qualquer ponto da cidade.

As chamadas podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 18h. Aos domingos e feriados as ligações devem ser direcionadas para o número 156. “A média de chamadas e atendimentos já ultrapassa 100 ligações por mês”, revela Margarete Gonçalves, responsável pelo serviço.

Para atender a demanda de maneira mais rápida e eficiente, ela lembra que ao fazer a chamada, é muito importante que a pessoa forneça informações detalhadas, a exemplo do endereço correto, número da casa e ponto de referência – nos casos de residência fechada há muito tempo ou abandonada. O objetivo é agilizar o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“A comunidade pode contribuir de forma decisiva com a Vigilância Epidemiológica”, pontuou. Segundo pesquisas, cerca de 80% dos criadouros estão dentro de casas, geralmente são recipientes que acumulam água. “Basta evitar a água parada, uma medida simples e eficaz para garantir a prevenção que também é segurança contra dengue e demais doenças que tem como vetor o Aedes aegypti”.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]