Secretários da Secti e Seinfra apresentam Projeto Atlas Solarimétrico da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz do projeto Projeto Atlas Solarimétrico da Bahia.
Cartaz do projeto Projeto Atlas Solarimétrico da Bahia.
Cartaz do projeto Projeto Atlas Solarimétrico da Bahia.
Cartaz do projeto Projeto Atlas Solarimétrico da Bahia.

Apresentar o potencial de geração de energia e o mapeamento da escala detalhada que permitirá a atração de investimentos em energia solar, utilizando metodologias inovadoras aliadas a tecnologias avançadas e recursos de supercomputação. Este é o objetivo do Atlas Solarimétrico, fruto de um convênio assinado no início do mês de dezembro entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o Senai Cimatec, que será apresentado nesta quinta-feira (28/01/2016), a partir das 8h30, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia.

Os trabalhos, com duração de 18 meses, terão início no primeiro trimestre deste ano, com previsão de encerramento no primeiro semestre de 2017. O detalhamento no mapeamento seguirá uma escala de 2,5 km por 2,5 km, dando uma maior precisão dos dados como relevo, vegetação, climatologia, níveis de radiação solar ao longo do ano, além de apresentar o potencial de energia solar nestas condições. As iniciativas vão possibilitar a identificação das áreas mais promissoras para o aproveitamento da fonte solar no nosso Estado.

O secretário da Secti, Manoel Mendonça destaca a importância das energias renováveis. “As energias solar e eólica estão se tornando as principais fontes limpas. Vamos apresentar a Bahia como real potencial para a energia solar”, disse. Já o secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, salienta a atração de investimentos para a Bahia. “O mapa é uma ferramenta de fundamental importância para a identificação das praças de produção de energia solar. Esperamos que assim como o mapa eólico, ele possa servir de referência e atrair investimentos em todo o estado”.

Agenda

Quando: 28/01/2016 (quinta-feira) | Horário: 8h30 às 10h

Local: Auditório do Tecnocentro Bautista Vidal

Rua Mundo, nº121, Parque Tecnológico da Bahia – Paralela.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]