

Pequenos produtores rurais de Feira de Santana receberão, em fevereiro de 2016, mudas de umbuzeiro que produzem frutos gigantes. Serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Agricultura, que as produziu com a técnica da enxertia. A produção será experimental.
Inicialmente, por motivos climáticos, serão beneficiados agricultores de Bonfim de Feira, Jaguara e de Tiquaruçu, distritos localizados no semi-árido, onde a planta se adapta com facilidade – e de onde é originária.
Algumas espécies do umbu gigante chegam a pesar 150 gramas, enquanto que uma fruta comum não passa de 20 gramas. O tempo para início da produção é bem menor, quando comparado o gigante com o tradicional. O tempo do enxertado é de aproximadamente cinco anos, contra cerca de 20 anos da outra espécie.
O secretário municipal de Agricultura, Wellington Andrade, disse que o início da produção destes umbuzeiros vai representar um ganho financeiro extra para estes agricultores. “Como todos sabem, a venda do umbu é garantida. Será um dinheiro certo que vai entrar no orçamento destas famílias”.
O umbu que é consumido em Feira de Santana vem de outras regiões do estado. Mas dentro de alguns anos, diz o secretário, boa parte do que vai ser levado ao mercado sairá das propriedades rurais localizadas no município. “O umbu gigante, além da qualidade, vai ser novidade para o mercado. Será uma vantagem a mais para o produto local”, disse o secretário.