Salvador: edição 2016 da Enxaguada du Bonfim celebrou o samba em dia de homenagem ao Senhor do Bonfim

Enxaguada du Bonfim 2016.
Enxaguada du Bonfim 2016.
Enxaguada du Bonfim 2016.
Enxaguada du Bonfim 2016.

Mantendo a tradição, Carlinhos Brown celebrou na última quinta-feira (14/01/2016) a Enxaguada du Bonfim. A nona edição do evento, que integra os festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim, reverenciou o samba e contou com as participações de Mariene de Castro, Nelson Rufino, Diogo Nogueira, Mumuzinho e Larissa Mello.

A Enxaguada foi oficialmente iniciada às 14h com o show de abertura da Swingaê. Com 10 anos de estrada, a banda, formada por Izaba, Dumbbu e Gomez, além dos músicos de apoio, ficou responsável por animar o público que chegava ao Museu du Ritmo, no Comércio.

O início do show, como nos anos anteriores, foi com as baianas, responsáveis por abençoar o evento. “A paz é um sorriso para o outro. Essa é a paz de Oxalá. E essa é uma festa do coletivo, que celebra também a miscigenação”, afirmou Carlinhos Brown.

Logo no começo do evento, o anfitrião chamou Nelson Rufino, um dos maiores representantes do samba na Bahia, para assumir os vocais. O cantor aproveitou a oportunidade para entoar clássicos do samba, como “Todo Menino é Um Rei”, “Verdade” e “Prova de Amor”. “Esse menino abençoado que é Brown dá este presente a Salvador, que é a Enxaguada du Bonfim. Nós temos uma afinidade muito grande e eu estou muito feliz de participar deste evento mais uma vez”, afirmou Rufino.

A segunda participação ficou por conta de Mumuzinho. O cantor carioca, que se popularizou no programa “Esquenta!”, animou um público com um repertório que incluiu canção do novo álbum, como “Fulminante”, e hits, como “Olhos Coloridos”. Pela primeira vez na lavagem, Mumuzinho fez questão de acordar cedo para fazer parte do ritual na Igreja de Senhor do Bonfim, mesmo sendo evangélico. “A Lavagem é tão histórica, tão bonita, que eu acordei cedo para pegar essa benção, esse axé. E ainda com esse convite do Carlinhos, que é um cara que sabe muito, ele é um dos maiores precursores de ideias, tem uma energia linda. Hoje o samba está muito bem representado”, garantiu o cantor.

O terceiro convidado da Enxaguada du Bonfim foi Mariene de Castro. A baiana subiu ao palco dividindo com Brown a canção “Você merece samba”. Em seguida, cantou outras três músicas, levando o público ao ápice com “Ilha de Maré”. “Fico tão feliz quando vai chegando essa época em Salvador. Além de cantar pra Senhor do Bonfim, eu venho cantar para o público da Bahia nessa festa que Carlinhos faz com propriedade, com a generosidade que é dele. É uma festa que me alegra de estar fazendo parte”, garantiu Mariene. Na sequência, foi a vez de Larissa Mello subir ao palco. A cantora subiu ao palco cantando “Cabide”, música que interpretou na primeira etapa da mais recente edição do The Voice Brasil.

A última participação ficou por conta de Diogo Nogueira. “No final do ano passado, tive a oportunidade de ir na Igreja do Senhor do Bonfim para fazer os meus pedidos e agradecer pelo ano, pela minha família. E eu estou muito feliz de estar aqui. Brown é um cara muito carinhoso e generoso. Espero voltar e só tenho a agradecer ao público baiano por essa receptividade”, afirmou o cantor carioca.

Com quatro horas de show do anfitrião, o repertório uniu grandes clássicos do samba e do repertório de Carlinhos Brown e músicas mais recentes do músico, como “Pra Vizinho Olhar”, composta em parceria com Arnaldo Antunes, e “Dia Iluminado”, de Brown com o espanhol David Bisbal.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário