Salvador: Cidade Baixa terá policiamento reforçado durante Lavagem do Bonfim

Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.
Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.
Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.
Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.

Mais de 1500 policiais, entre civis, militares e bombeiros vão garantir a paz na a Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (14/01/2016). O trajeto entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada terá o policiamento reforçado, bem como os principais acessos ao tradicional cortejo e os corredores de tráfego.  O secretário Maurício Barbosa participará da procissão, acompanhando o trabalho realizado pelos profissionais da segurança pública.

O esquema especial da Polícia Militar tem início já às 6 horas, com o acompanhamento da Corrida Sagrada, que percorrerá o trajeto entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim. O policiamento ostensivo será reforçado com policiais do Esquadrão de Motociclistas Águia, das companhias independentes do Comando Baía de Todos os Santos, das operações Apolo e Gêmeos e da Companhia Independente de Policiamento e Tático (CIPT).

O reforço da PM inclui ainda alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em estágio supervisionado, homens e mulheres dos batalhões de Choque, de Eventos, de Polícia Turística, de Guardas, Cavalaria, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Grupamento Aéreo (Graer).

Ao todo serão 200 patrulhas, 20 postos elevados de observação e quatro bases comunitárias móveis de segurança que estarão distribuídas ao longo do trajeto. Também haverá patrulhamento nas estações de transbordo e de metrô, corredores de tráfego, pontos de ônibus e nas vias de acesso à festa do Bonfim.

A Polícia Civil, por sua vez, participará da festa com três postos instalados na Conceição da Praia e no Bonfim, além do reforço no efetivo da 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros) e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Pelourinho), para garantir agilidade no atendimento. Um carro presídio também estará à disposição para transportar as pessoas detidas na festa, que serão encaminhadas ao Complexo Policial dos Barris.

Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará 127 profissionais com qualificações em operações de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e prevenção e combate a incêndios. Também serão empregadas uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância para ocorrências pré-hospitalares, estacionadas no posto de comando das três bases do Corpo de Bombeiros no Comércio, Largo de Roma e Calçada.

Também haverá bombeiros do Grupamento Marítimo nas praias da Preguiça, Boa Viagem e Ribeira, onde também estão à disposição mergulhadores e embarcações para a realização de buscas e terão reforço do núcleo de Mergulho com mergulhadores e embarcações.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.