Políticos lamentam morte de Afrísio Vieira Lima

Afrísio de Souza Vieira Lima faleceu aos 86 anos.
Afrísio de Souza Vieira Lima faleceu aos 86 anos.

PMDB emite nota de pesar. “É com enorme pesar que o PMDB da Bahia lamenta o falecimento do ex-deputado Afrísio Vieira Lima, aos 86 anos, na noite deste domingo (10/01/2016), às 23:55, em Salvador. Pai de Geddel Vieira Lima, Afrísio Vieira Lima Filho e de Lúcio Vieira Lima, Dr. Afrísio deixa viúva, Dona Marluce Quadros, e sete netos”.

O velório acontece ao longo desta segunda-feira (11) no cemitério Campo Santo, em Salvador, com missa de corpo presente às 15:30 e sepultamento às 16:30.

Trajetória

Afrísio nasceu em 19 de março de 1929, na cidade baiana de Remanso. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o ex-deputado assumiu diversos cargos durante a vida pública, como superintendente do Centro Industrial de Aratu e secretário estadual de Segurança Pública da Bahia. Foi eleito vereador na cidade de Itaquara, de 1963-1967, deputado estadual, de 1971-1975, e quatro vezes deputado federal, de 1975-1991.

Foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em 1974, e também superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

Governador lamenta morte de Afrísio de Souza Vieira Lima

O governador Rui Costa manifestou seu pesar pela morte de Afrísio Vieira Lima na manhã desta segunda-feira (11): “Lamento pelo falecimento de Afrísio de Souza Vieira Lima. Meus sentimentos e solidariedade a toda família. Sei o que é a dor da despedida de um pai. Espero que a fé em Deus e as boas lembranças do pai de família e do homem público que ele foi conforte seus filhos, sua esposa e demais familiares e amigos”.

Bancada de Oposição na Alba emite nota de pesar pela morte de Afrísio Vieira Lima

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia emite nota de pesar pela morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, pai do ex-ministro e presidente do PMDB-Ba, Geddel Vieira Lima e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, a quem os parlamentares prestam plena solidariedade, assim como aos seus familiares e amigos, nesse momento de dor e perda. Consternado, o líder da bancada, deputado Sandro Régis (DEM), lamentou profundamente o falecimento de Afrísio Vieira Lima, aos 86 anos, considerado, conforme frisou, importante líder político que deixa a sua marca exemplar na história da Bahia e do Brasil.  ” Em nome de todos os deputados que compõem a bancada de oposição do Legislativo baiano, presto aqui os meus sentimentos aos amigos e companheiros da jornada política Geddel e Lúcio Vieira Lima, reafirmando a nossa solidariedade e rogando a Deus o conforto para toda a família”, reforçou o líder.

Deputado Carlos Geilson lamenta a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima

Por meio de uma moção de pesar, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) lamentou a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima. O político faleceu aos 86 anos, na noite deste domingo (10), em um hospital de Salvador, onde estava internado há cerca de 90 dias.

“Lamento profundamente a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, um dos grandes nomes da política brasileira. Sem dúvidas essa é uma perda irreparável. A trajetória dele vai ser sempre lembrada principalmente através dos seus filhos Geddel Vieira Lima, ex-ministro e presidente do PMDB na Bahia, e Lúcio Vieira Lima, deputado federal (PMDB-BA)”, declara Geilson.

Nascido em 19 de março de 1929, no município de Remanso, no interior baiano, Afrísio Vieira Lima foi, antes de político, advogado, pecuarista e comunicólogo. A concretização do ingresso dele na vida política veio através da eleição ao cargo de vereador pela União Democrática Nacional (UDN), no município baiano de Itaquara, onde exerceu mandato de 1963 a 1967.

Em consequência da realização de um trabalho de destaque, Afrísio Vieira Lima foi eleito deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e exerceu o cargo de 1971 a 1975, sendo que no último ano ele se elegeu deputado federal também pela ARENA. Em 1979 o político foi reeleito para a Câmara Federal, mandato exercido até 1983.

Já integrando o Partido Democrático Social (PDS), Afrísio Vieira Lima foi reeleito deputado federal em 1983 e exerceu o cargo até 1987. Ele foi ainda suplente de deputado federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de 1987 a 1991, quando assumiu por diversos períodos.

ACM Neto lamenta a morte do ex-deputado Afrísio Vieira Lima

O prefeito ACM Neto lamentou nesta segunda-feira (11) a morte do ex-deputado Afrísio Vieira Lima. “Em todos os cargos públicos que ocupou, o deputado Afrísio Vieira Lima sempre lutou muito pelos interesses da Bahia”, afirmou o prefeito. ACM Neto disse também que se solidariza com a família Vieira Lima e com seus amigos, nos nomes do deputado Lúcio Vieira Lima e do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Leia +

Salvador: morre aos 86 anos o ex-deputado federal Afrísio de Souza Vieira Lima

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.