Feira de Santana: cresce número de cavalos abandonados e sacrificados

Equipe do governo municipal avalia situação do animal abandonado.
Equipe do governo municipal avalia situação do animal abandonado.
Equipe do governo municipal avalia situação do animal abandonado.
Equipe do governo municipal avalia situação do animal abandonado.

A quantidade de animais atropelados nas ruas de Feira de Santana dobrou, quando se comparado ao mesmo período do ano passado. A quantidade de apreensões também aumentou. Nesta quarta-feira, (13/01/2016), quase 20 cavalos estavam nos currais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Em virtude da gravidade dos acidentes, a quantidade de animais sacrificados também aumentou. Apenas no dia 12 o CCZ registrou quatro eutanásias – todos os animais sacrificados foram cavalos.

O estado de saúde deles era tão grave que não tinha como iniciar o tratamento, tampouco como projetar seus resultados. Daí a opção pela eutanásia. “Os donos destes animais devem se conscientizar do perigo que é deixá-los soltos nas ruas”. Praticamente todos os cavalos apreendidos são usados como tração em carroças.

Os animais soltos são vistos com maior frequência na região da Asa Branca, na Conceição. Os cavalos são soltos para pastar livremente e, assim, aumenta a possibilidade de acidentes. Outro problema, aponta a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, é o descarte aleatório do lixo gerado nas residências.

“Os animais sabem que nestes locais (os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida não tem murada de proteção) vão encontrar lixo, que associam a comida”, comentou a coordenadora. E nem sempre os moradores obedecem a horários e dias quando a coleta é realizada.

Todos os cavalos apreendidos são levados para o CCZ, onde recebem os devidos tratamentos veterinários e alimentados. A apreensão gera multa. “A nossa equipe está nas ruas para fazer este tipo de apreensão, mas os donos destes animais não mudam os seus comportamentos. Mas estamos agindo”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]