Fábrica de pré-moldados garante agilidade em obras do BRT de Feira de Santana

Fábrica de pré-moldados foi implantando em terreno na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana.

Fábrica de pré-moldados foi implantando em terreno na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana.

A implantação do BRT exigiu a montagem de uma fábrica de pré-moldados que está funcionando a todo vapor no final da avenida Fraga Maia, Conjunto João Paulo-II, em Feira de Santana.

No pátio de pré-moldados, que é dividido em várias áreas de acordo com a finalidade de cada uma, estão sendo produzidas as galerias a serem usadas na drenagem de águas pluviais, pré-lages, as vigas protendidas e longarinas. A maior parte do material é destinada ao corredor Getúlio Vargas do BRT, especificamente no cruzamento com a avenida Maria Quitéria .

Economia

As estruturas com vigas protendidas são utilizadas, em geral, para grandes construções. O baixo custo do concreto frente ao aço torna a estrutura muito competitiva, além de trazer benefícios a longo  prazo com menor custo de manutenção.

O presidente da comissão de obras do BRT, engenheiro civil José Marcone de Souza, disse que a opção por essa tecnologia não poderia ser melhor.

“Com a protensão, é possível  reduzir as tensões provocadas pelos esforços constantes, diminuir e até eliminar a incidência de fissuras melhorando a capacidade de utilização da peça estrutural.”explicou.

Ao optar pela fabricação própria das vigas protendidas a prefeitura municipal conseguiu também uma economia significativa com a redução das quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego  eficiente de materiais de maior resistência.

 Ao visitar a fábrica de pré-moldados,nesta sexta-feira,15, o prefeito José Ronaldo ficou entusiasmado com o trabalho “No cruzamento da avenida Getúlio Vargas e avenida  Maria Quitéria já estamos bem adiantados na preparação das bases que vão receber as estruturas aqui fabricadas, fazendo a obra andar mais rápido”, pontuou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]