Carnaval: saiba como se alimentar e manter a energia durante a folia

Alimentação balanceada para os festejos momescos.
Alimentação balanceada para os festejos momescos.
Alimentação balanceada para os festejos momescos.
Alimentação balanceada para os festejos momescos.

São seis dias inteiros de festa, dança e muita diversão. Muitos consideram a época do Carnaval como a melhor do ano, mas nem todos têm pique para encarar a maratona da festa de Momo. Pode parecer exagero, mas cuidar da alimentação faz toda a diferença para que o corpo esteja disposto e em condições de aguentar os dias da folia. Segundo Sara Frediani, nutricionista da Hammer Academia, é preciso saber se alimentar bem, para não passar nenhum tipo de aperto enquanto a festa estiver rolando.

“Ao ingerir comidas apropriadas, mantemos o organismo funcionando corretamente e evitamos o desgaste corporal durante a festa”, afirma Sara. Ainda segundo a nutricionista, é importante focar no consumo de carboidratos simples antes de ir para os blocos. Pães, torradas, macarrão e até barras de cereais são boas opções para esse momento. Sara aconselha manter distância de gorduras e frituras, que podem causar mal estar e atrapalhar a digestão na hora da folia.

Outro ponto a ser observado é que, no Brasil, Carnaval e verão são inseparáveis. A hidratação deve ser levada a sério, para repor a perda de líquidos e garantir a boa saúde do folião. “A água é um item fundamental para quem curte o Carnaval, porque a pessoa que vai para a festa, costuma dançar muito e, com isso, perder muito líquido, então é preciso repor esse líquido perdido para não gerar desidratação”, explica Sara. A regra também vale para evitar desconfortos com o consumo de bebidas alcoólicas: sempre intercalar a bebida alcóolica com a ingestão de água para diminuir a chance de algum mal estar.

Além, é claro, de não beber com o estômago vazio e evitar o exagero! Outro ponto a ser observado é a higiene e a qualidade do alimento a ser consumido durante o percurso no Carnaval. Antes de mais nada, é importante perceber se o local apresenta limpeza e saber se o alimento foi preparado no dia. A dica para curtir e se sentir bem, é se alimentar de coisas leves e ricas em vitaminas e proteínas. “Não é bom comer nada muito pesado, como sarapatel ou feijoada. A alimentação deve ser leve, com frutas, verduras, frango com um acompanhamento também leve. Assim o folião curte o tranquilo e mantém a saúde sem maiores preocupações”, finaliza Sara.

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