Congresso Franciscano destaca a transmissão de valores

Abertura do ICongresso Nacional de Educadores Franciscanos.
Abertura do ICongresso Nacional de Educadores Franciscanos.
Abertura do ICongresso Nacional de Educadores Franciscanos.
Abertura do ICongresso Nacional de Educadores Franciscanos.

Encerrou nesta quinta-feira, (03/12/2015), o Congresso Franciscano, em Curitiba. O evento, que iniciou na segunda-feira (30/11), reuniu professores, educadores e gestores do Brasil e do Mundo. Durante os quatro dias, o Teatro Bom Jesus foi palco do V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB. Os encontros, debates e palestras, abordaram temas relacionados com a educação franciscana e a missão para uma educação baseada na construção e na transmissão dos valores humanos. Os eixos temáticos debateram a educação como missão, a transmissão do conhecimento e o modo de fazer as coisas e a transmissão de valores.

Durante as palavras finais de encerramento, o ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel, citou a importância do econtro e do grande passo para a formação humana. “O I Congresso que encerra hoje é o primeiro, e grande, passo para o fortalecimento da educação franciscana baseada em valores humanos e conhecimento. O próximo será em Anápolis, em 2017”, diz.

Para Frei Carlos Alberto Breis Pereira, presidente da Conferência dos Frandes Menores do Brasil (CFMB), o I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos foi um tempo de formação e animação dos educadores franciscanos. “O evento de fato atingiu o seu objetivo e sairemos revigorados. Dispostos para fazer um caminho sempre mais franciscano a partir das ações para uma nova humanidade baseadas novalores de São Francisco de Assis”, menciona.

O Definidor-geral para a América Latina, Frei Valmir Ramos, reforça que a experiência do pensar e trabalhar juntos, troca de experiências e práticas deve ser multiplicadas. “O V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos permitiu a troca de experiências e a aproximação das instituições franciscanas de nível superior, permitindo o intercâmbio de práticas que tragam ações voltadas para a comunidade e que integrem na transmissão de conhecimentos os valores franciscanos”, explica.

O evento foi realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112695 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]