Sede das Voluntárias Sociais abriga Casa Cor Bahia 2015

Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia.
Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia.
Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia.
Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia.

O Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), localizado no Campo Grande, em Salvador, abriga até o dia 8 de dezembro de 2015 a 21ª edição da Casa Cor Bahia. A iniciativa é resultado de parceria firmada, em agosto, entre as VSBA e a tradicional mostra de decoração e arquitetura. Para explorar o tema ‘Brasilidade – o Brasil visto por dentro’, 22 ambientes, entre internos e externos, foram projetados por 32 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

A primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, acompanhada do governador Rui Costa, da diretora da Casa Cor na Bahia, Luisinha Brandão, entre outras autoridades e personalidades baianas e brasileiras, participaram na noite desta quarta-feira (28/10/2015) do lançamento da edição 2015 da mostra.

Uma das contrapartidas da parceria foi a venda dos 200 convites para a noite de lançamento no Solar das Rosas, na Rua Baronesa de Sauípe, 382. O valor arrecadado será utilizado em ações sociais das Voluntárias. A primeira-dama disse que outra ação é a reforma de duas instituições apoiadas pelas VSBA – o Lar Irmã Benedita Camurugi, localizado na Cidade Nova, e a Creche Escola Comunitária Futuro do Amanhã, em Simões Filho.

“Eles reformaram a casa [Solar das Rosas], revigoraram. É bom quando a gente junta forças e consegue criar alternativas para que possamos ajudar a população. Esta foi a minha intenção e deu certo. Graças a Deus”, afirmou Aline Peixoto.

Ambientes

Para Luisinha, responsável pela edição baiana da Casa Cor, houve empenho muito grande durante a preparação dos ambientes. Segundo ela, o fato de o prédio ser antigo fez com que os profissionais redobrassem a atenção e desenvolvessem os projetos com o máximo de carinho. “Foi considerado que aqui é um prédio antigo, que merece ser preservado”.

A diretora da mostra disse ainda que, cada um dos ambientes, disponibilizou a quantia de R$ 2 mil para as VSBA. “Todos os profissionais estão [nesta noite de lançamento] com um botãozinho escrito Voluntárias Socais, eu colaboro”.

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) é um dos parceiros institucionais da Casa Cor Bahia 2015. Na ocasião, o titular do órgão, João Carlos de Oliveira, informou que, em breve, as VSBA vão solicitar o tombamento do Solar das Rosas. “É muito positiva esta relação das Voluntárias Sociais com a iniciativa privada. A parceria demonstra a possibilidade de trazer novos projetos. Isso é muito importante para a cultura baiana. Quanto mais a comunidade se juntar a nós, melhor. É fundamental este reconhecimento”.

Homenagem

Um dos ambientes homenageia Aline Peixoto e foi batizado de ‘Gabinete da Primeira Dama’. Assinado pelo arquiteto sergipano Wesley Lemos, a decoração é inspirada no ‘lifestyle’ da mulher contemporânea. É Wesley quem também assinará o projeto do Lar Mãe Benedita Camuruji, em Simões Filho. “Eu e minha sócia aqui na Bahia, Leila Cardoso, firmamos parceria com Aline Peixoto e outros apoiadores, para [a] gente revitalizar, renovar este abrigo. Já estamos desenvolvendo este projeto de cunho social para dotar de qualidade e conforto [para] os meninos atendidos por esta casa de passagem”.

Conforme o arquiteto, já houve visita técnica ao local. “Fizemos a visita e a coleta de dados. Vamos agendar uma reunião para distribuir o investimento de forma igualitária. Através da manutenção, vamos aproveitar para embelezar os espaços, [com] melhorias na pintura, no forro, climatização [e] na cobertura, [na] parte de revestimento e nas áreas molhadas como o banheiro também”.

Já a arquiteta Ana Paula Magalhães ficou responsável por desenvolver o projeto da creche que, segundo ela, já está pronto. “Tive a oportunidade de conversar com [o] responsável pela creche e ele me passou a necessidade das crianças. [No projeto] fizemos pequenas intervenções pontuais que vão deixar a creche mais higienizada”. As melhorias incluem troca de revestimentos, revisão das instalações hidrossanitárias e elétricas. “Acredito que, com essa modificação, vamos possibilitar o aumento do número de crianças atendidas”.

Informações sobre a Casa Cor Bahia 2015 podem ser obtidas na página da Casa Cor no Facebook.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112801 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]