Renda média do brasileiro cai pela nona vez seguida em 2015, enquanto desemprego tem aumento recorde

Renda média do brasileiro cai.
Renda média do brasileiro cai.
Renda média do brasileiro cai.
Renda média do brasileiro cai.

Pela nona vez consecutiva, a renda média real do brasileiro caiu em comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, divulgado na manhã desta quinta-feira (19/11/2015), a média de rendimento real – que já leva em conta a inflação – do trabalhador no Brasil registrada em outubro de 2015 foi de R$ 2.182. O valor é 7% inferior ao registrado no mesmo período no ano passado, quando o brasileiro ganhava, em média, R$ 2.345. Desde 2003, não havia uma queda tão grande da renda no décimo mês. Naquele ano, o recuo foi de 13%.

Ouvida pela reportagem do jornal Folha de São Paulo, Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Emprego e Renda do IBGE, responsabiliza a situação ruim no mercado de trabalho e a alta na inflação pelo cenário apontado na PME. “As empresas estão dispensando e não há novas contratações. Os trabalhadores não estão num bom momento para receber aumentos ou promoções”, ressaltou.

Citado por Adriana, o mercado de trabalho brasileiro apresenta dados preocupantes. Segundo a pesquisa, em comparação com outubro de 2014, houve perda de 470 mil postos formais de emprego, o que representa 4% das vagas. Os cargos informais também sofrem com o atual cenário do país. A perda foi de 173 mil vagas, ou 8,7%.

A crise afeta, ainda, a população desocupada, ou seja, pessoas desempregadas dispostas a entrar no mercado de trabalho. Os números deste mês mostram que a taxa de desocupação é de 7,9%, maior valor em sete anos. No total, 1,91 milhão de brasileiros estão na fila por um emprego, 771 pessoas mil a mais que em outubro de 2014. Tal aumento, de 67,5%, representa um recorde absoluto da PME, pesquisa publicada desde 2002 que leva em consideração as regiões metropolitanas de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

*Com informações do PSDB

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]