PM amplia em 25% efetivo nos principais pontos turísticos de Salvador

Equipe da Polícia Militar na Barra, em Salvador.
Equipe da Polícia Militar na Barra, em Salvador.
Equipe da Polícia Militar na Barra, em Salvador.
Equipe da Polícia Militar na Barra, em Salvador.

A estação é a primavera, mas o clima já é de verão. Além dos baianos que passam a frequentar mais as praias, muitos turistas já desembarcam em Salvador para curtir as belezas naturais e a programação cultural. Para ampliar a segurança, em especial nos pontos turísticos onde há maior concentração de pessoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ampliou o efetivo em 25% nessas áreas, com o lançamento da Operação Verão 2016, no final de outubro.

O major Edmundo Assemany Júnior, comandante da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), localizada na Ladeira da Barra, acompanhou neste sábado (7) o trabalho de policiais militares que fazem parte da operação em um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Farol da Barra.

Ele informou que para fazer a segurança nestes locais são disponibilizadas bases móveis da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e 133 policiais do recém-criado Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur). “São policiais que passam por treinamento específico para lidar com o turista. Alguns destes policiais são bilíngues e sabem solucionar situações [em] que o turista pode se deparar, bem como as informações sobre os pontos turísticos da nossa capital”.

Rondas

De acordo com o major, o policiamento nas praias é rotineiro, mas durante a Operação Verão, iniciada no último dia 31, houve o aumento de 25% do efetivo policial nos pontos turísticos e na orla – Barra, Itapuã, Pelourinho, Bonfim e Dique do Tororó.

O comandante da 11ª CIPM informou ainda que, além do patrulhamento a pé, são feitas rondas em motos, camionetes e nos carros elétricos que facilitam a locomoção entre as pessoas por ser menores. “Temos ainda o suporte aéreo do Graer [com o helicóptero]. O Corpo de Bombeiros também participa da Operação Verão, em especial, na parte de salvamento aquático”.

Há um ano na corporação, o soldado PM Jeferson Sena usa a habilidade com o inglês para colaborar com informações prestadas a turistas estrangeiros. “Está sendo bem proveitoso para mim porque tenho a possibilidade de praticar o idioma e aprender culturas diferentes”.

O turista de São Paulo Carlos Augusto Pereira aproveitou o cancelamento de um evento que participaria em Valença, no baixo sul da Bahia, e decidiu passar o fim de semana na capital. “Pra quem é de fora, ter esta segurança é muito bom”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]