Oposição aprova decisão do STF de suspender uso de depósitos judiciais na Bahia

Oposição aprova decisão do STF.
Oposição aprova decisão do STF.
Oposição aprova decisão do STF.
Oposição aprova decisão do STF.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender, através de liminar, processos  e decisões já proferidas sobre o uso de depósitos judiciais pelo Estado da Bahia, prova que a bancada de oposição na Assembleia Legislativa manteve-se correta ao votar contra a Lei Complementar que autoriza a transferência ao estado de 50% dos depósitos judiciais e extrajudiciais em dinheiro no Banco do Brasil.  Esta é a opinião do líder da oposição, Sandro Régis (DEM), que alertou para o fato de o Parlamento Estadual deixar de exercer o seu papel de legislador para transformar-se numa simples secretária do Executivo, aprovando matérias de interesse do governo sem examinar seu respaldo constitucional.

A bancada de oposição apresentou emenda advertindo aos parlamentares sobre a inconstitucionalidade desse projeto, que foi  aprovado com  votos da bancada governista que é maioria na Casa.  “As recomendações da emenda foram ignoradas e a oposição votou contra”, disse Régis, observando que por ter superioridade numérica e no afã de defender e acomodar os interesses do Executivo,  a base aliada  acaba subestimando as questões legais e abrindo mão das prerrogativas de legislar.  “Não é a primeira vez que a oposição aponta inconstitucionalidades em projetos do governo que são aprovados pela Casa”, reforçou Sandro Régis, frisando que a bancada, apesar de minoria,  continuará atuando para resguarda o direito constitucional.

A liminar que suspendeu os processos sobre o uso de depósitos judiciais na Bahia foi concedida pelo ministro Edson Fachin, do STF. A decisão foi tomada em medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade de autoria do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O procurador entende que a Lei ofende o direito de propriedade, usurpa a competência legislativa da União e institui empréstimo compulsório fora das hipóteses constitucionais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108689 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]