Nove mil habitantes de Coribe são beneficiados com sistema de abastecimento de água

População de Coribe comemora conquista.
População de Coribe comemora conquista.
População de  Coribe comemora conquista.
População de
Coribe comemora conquista.

O município de Coribe, no oeste baiano, passou a contar, a partir deste sábado (21/11/2015), com um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai garantir água potável para mais de quinhentas famílias do distrito de Ranchinho. A inauguração do equipamento foi realizada pelo governador Rui Costa, que em seguida autorizou o início das obras de ampliação do sistema para reforçar o abastecimento também na sede da cidade. Com investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo do Estado, o SIAA beneficiará ao todo cerca de 9,7 mil habitantes.

“Essas são obras que vão facilitar a vida das pessoas. A água é um direito do cidadão. A segunda etapa do sistema vai ampliar muito o fornecimento. Essa água vai ajudar a prevenir doenças, que uma água sem qualidade proporciona”, afirmou Rui Costa.

O equipamento é composto de uma adutora de água bruta com 13 mil e 247 metros ; estação de tratamento; reservatório com capacidade de armazenar 200 m cúbicos e rede de distribuição. A captação da água é feita no Rio Formoso através de flutuante, sendo levada até uma estação de captação elevatória composta por poço de sucção e casa de bomba.

“Essa é uma obra muito importante, que garante o essencial para que as pessoas tenham qualidade de vida. Água é uma questão de saúde”, ressaltou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Estado (SIHS), Cássio Peixoto.

Saúde e agricultura

Ainda em Coribe, o governador também concedeu 215 titulos de terra para agricultores familiares da Bacia do Rio Corrente. Com o documento, os contemplados passam a ter o espaço regularizado para produzir o sustento de sua respectivas famílias. “Eles passam a poder transferir a terra para os herdeiros, e isso reforça a cidadania no meio rural. Além disso, com terra própria, os agricultores também passam a ter uma garantia para conseguir crédito e se desenvolver”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Outra ação realizada por Rui em Coribe foi a entrega de um patrol para a prefeitura local . Com o equipamento, a administração pública municipal passou a ter a ferramenta necessária para ampliar a estrutura de lazer e a rota dos agricultores familiares no meio rural. Além disso, o governador inaugurou a Unidade Básica de Saúde Parteira Dona Inês, construída para ofertar serviços médicos, de enfermagem e odontologia.

Com investimento de R$ 408 mil, a unidade tem capacidade de atender mais de mil pessoas ao mês com diversos serviços – a exemplo do acompanhamento pré natal, planejamento familiar, Saúde do idoso e da criança e vacinação.

O reconhecimento da população de Coribe pelas as ações do Governo do Estado resultou em homenagem para Rui Costa. O governador recebeu de representantes da Câmara de Vereadores do município o título de cidadão coribense. “Esse reconhecimento se abrange a mim e ao ex-governador Jaques Wagner pelo que a gente fez. Mas esse é apenas um início, vamos fazer muito mais”, destacou Rui.

Educação

Em Coribe, Rui Costa, mais uma vez, honrou o compromisso de conhecer in loco as condições das escolas públicas no estado. Desta vez a visita foi ao Colégio São João dos Gerais. No local, Rui avaliou a infraestrutura e se reuniu com a comunidade escolar. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141151 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário