Casa Civil apresenta projeto do novo Porto de Aratu a empresas interessadas

Vista aérea do Porto de Aratu na Baía de Todos os Santos, município de Candeias.
Vista aérea do Porto de Aratu na Baía de Todos os Santos, município de Candeias.
Casa Civil apresenta projeto do novo Porto de Aratu a empresas interessadas.
Casa Civil apresenta projeto do novo Porto de Aratu a empresas interessadas.

Em reunião no auditório da Casa Civil da Bahia, o secretário Bruno Dauster apresentou as ideias do governo estadual para o projeto do novo Porto de Aratu a representantes de empresas potencialmente interessadas na exploração do empreendimento. O objetivo do encontro, realizado nesta sexta-feira (27/11/2015), é abrir o diálogo e tirar dúvidas dos empresários, a fim de atrair investimentos para o desenvolvimento do projeto.

O projeto prevê a instalação de um Terminal de Uso Privativo (TUP) através da formação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), em que o estado estará presente da condição de sócio minoritário e detentor de uma ação do tipo Golden Share. O porto tem previsão de retroárea superior a um milhão de metros quadrados e o terminal terá capacidade para granéis líquidos, sólidos e cargas gerais. Ainda há, próximo ao local, espaço com perfil para implantação de unidades produtivas.

Bruno Dauster destacou a importância do diálogo entre Governo e empresas e explicou o papel do Estado na SPE. “A participação do poder público é estratégica, de modo a garantir ações como acessibilidade, condições de funcionamento permanente, acesso viário, rodoviário e ferroviário”.

O secretário explicou que o Governo está em discussão com a ANTT sobre uma possível inserção de malha ferroviária chegando até o Porto de Aratu. “A melhoria da infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento do estado. Além da nova TUP, estamos estudando a possibilidade de ligar o Porto a uma ferrovia, a Ferrovia Centro Atlântica. A ideia é facilitar o escoamento de cargas, tornando a nossa mercadoria cada vez mais competitiva em outras regiões e internacionalmente”.

Além de Dauster, participaram da reunião o coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil, Eracy Lafuente, o chefe de gabinete da secretaria estadual de Infraestrutura, Ivan Barbosa, e representantes da secretaria de Desenvolvimento e de nove empresas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108245 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]