Bomba para poço movida a luz solar é alternativa para quem não tem acesso a energia elétrica

Uso da energia sola proporciona agricultura com economia.
Uso da energia sola proporciona agricultura com economia.
Uso da energia sola proporciona agricultura com economia.
Uso da energia sola proporciona agricultura com economia.

O uso da energia solar na agricultura vem se popularizando. Além de painéis para aquecimento, agropecuaristas tem encontrado em sistemas de captação de água movidos a irradiação solar, a solução para obtenção de grandes quantidades de água com economia de custos na conta de energia. É o caso do pecuarista de Campo Grande, José Carlos Zanenga, que instalou um sistema de bombeamento de água com energia solar da Anauger, e conseguiu potencializar o trabalho com seu rebanho, economizando energia. “Tinha um poço em local íngreme e isso me demandava muito trabalho, além do uso de bombas a gasolina, que ofereciam um alto gasto. Agora, usando a captação de água com luz do sol, não preciso me preocupar, pois nunca falta água. Meu rebanho aumentou de tamanho e eu reduzi custos de produção”, conta o pecuarista.

O sistema de bombeamento da Anauger funciona através de tecnologia fotovoltaica. A luz solar, armazenada nos painéis passa pelo  driver  que a converte em energia elétrica promovendo o funcionamento da bomba. Em um dia de sol intenso, é capaz de bombear mais de oito mil litros de água ininterruptamente. Pelo fato de o driver  guardar energia, não há a preocupação com dias nublados, pois o sistema funcionará com o mesmo desempenho.  Conta com dois modelos: P100, indicado para poços e R100 para reservatórios maiores e cisternas.

Para o Diretor Comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez, uma das premissas da empresa no desenvolvimento do produto foi de oferecer alternativas eficazes para captação de água com baixos custos.  “Com a recessão econômica que o País enfrenta, os agropecuaristas estão procurando cada vez mais formas de reduzir custos e potencializar suas propriedades. Muitos desses trabalhadores encontraram no sistema anauger solar essa ajuda. A maioria dos nossos clientes retorna após aproximadamente um ano para adquirir uma nova bomba, tamanha a economia”, disse.

Sobre a Anauger 

A Anauger é empresa líder na fabricação de bombas para poços, com 47 anos de história. Seus produtos estão presentes em mais de 20 países. Nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e em 1988, pela necessidade de expansão, mudou seu parque fabril para a cidade de Itupeva, cerca de 70 quilômetros de São Paulo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]