Vitória da Conquista: Adusb e Afus promovem ‘Gestão Universitária com Orçamento Participativo

Washington Almeida Moura participa de seminário.
Washington Almeida Moura participa de seminário.
Washington Almeida Moura participa de seminário.
Washington Almeida Moura participa de seminário.

Adusb e Afus promoverão no dia 8 de outubro de 2015, na UESB campus Vitória da Conquista, o seminário ‘Gestão Universitária com Orçamento Participativo’. A primeira mesa redonda acontecerá às 14h no Auditório do CAP e a segunda às 19h no Auditório II do Módulo Luizão. O evento tem como objetivo fornecer informações à comunidade acadêmica sobre essa nova modalidade de gestão de recursos.

Na oportunidade, o Pró-Reitor de Administração e Finanças da UEFS, Carlos Eduardo Cardoso, e o Vice-Reitor da UEFS (gestão 2007-2011), Washington Moura, discutirão sobre o processo de implantação do orçamento participativo e seus efeitos para a Universidade. Participarão também o coordenador da Afus, Francisco Carvalho e o Pró-Reitor de Administração da UESB (gestão 2010-2014).

A Adusb acredita que implantar o orçamento participativo na Universidade é compartilhar responsabilidade sobre o dinheiro público. Realizar o planejamento e acompanhamento dos recursos de forma democrática é garantir a transparência, bem como assegurar à comunidade acadêmica o poder de decidir sobre os rumos da Instituição.

Em defesa da participação

Tornou-se comum a ideia de que o principal ato de cidadania e participação na vida pública é o momento do voto, de escolher seus representantes. Durante os períodos de eleição para presidente, governador, prefeito, reitor, e outros, há uma efervescência de participação popular. Todavia, após a finalização do processo eleitoral, o debate público em geral se esgota. Acomodados na posição de “representados por alguém”, os cidadãos se afastam da vida pública, deixando nas mãos daqueles que foram eleitos a responsabilidade de gerir sua cidade, universidade, Estado, país, bem como de resolver todos os problemas. Em contraposição a essa situação, ações que incentivam a participação popular na tomada de decisões públicas têm sido desenvolvidas e o orçamento participativo é uma delas.

Transporte

Professores, estudantes e técnicos dos campi de Jequié e Itapetinga da UESB que desejarem participar do evento devem entrar contato com a secretaria da Adusb, até a terça-feira (6) às 17h, para disponibilização do transporte.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]