Norte da Bahia recebe II Seminário de Criação em Dança

Cartaz do 'II Seminário de Criação em Dança".
Cartaz do 'II Seminário de Criação em Dança".
Cartaz do 'II Seminário de Criação em Dança".
Cartaz do ‘II Seminário de Criação em Dança”.

O premiado bailarino Dejalmir Melo e a pesquisadora e performer Isaura Tupiniquim participam de mesas e oficinas da primeira etapa do evento gratuito que acontece em Juazeiro, nos dias 07 e 08 de novembro de 2015. Territórios do Norte e do Sul do estado receberão a segunda edição do II Seminário de Criação em Dança, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com objetivo de dar continuidade às ações ligadas à criação em dança e estabelecer mecanismos de diálogo com agentes atuantes no setor. A etapa Norte do evento gratuito acontece na cidade de Juazeiro, nos dias 07 e 08.11, no Centro de Cultura João Gilberto.

O premiado bailarino, com carreira internacional, Dejalmir Melo, e a performer e pesquisadora Isaura Tupiniquim são atrações dos encontros em Juazeiro, encabeçando mesas de debates e oficinas, que seguem o tema Processos criativos em dança. Os artistas convidados pela coordenação de Dança da FUNCEB falarão sobre seus processos criativos e cada um fará uma oficina de criação, com foco em estratégias de criação neste campo artístico.

A mesa de debate será aberta ao público. Já a participação em cada oficina será validada por meio de análise curricular dos interessados, que deverão se inscrever clicando aqui. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacocultural.ba.gov.br. Será permitida a participação de até 30 pessoas por cada oficina, cuja carga horária é de 4 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado.

A FUNCEB é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A II edição do Seminário de Criação em Dança atende a uma das diretrizes da Secretaria, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A segunda edição do evento conta com apoio da Diretoria dos Espaços Culturais da SecultBA e propõe dar continuidade ao êxito obtido em 2014, quando foi realizada a sua primeira edição, dentro da programação da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Convidados 

Dejalmir Melo – Iniciou seus estudos no curso profissionalizante de dança em 1992, na Escola de Dança da FUNCEB e EBATECA (Escola de Balé do Teatro Castro Alves). Em 1995 ingressou no corpo artístico do Balé do TCA (BTCA). Em 1997, ganhou o Prêmio Mambembe, de Melhor Bailarino do Ano, oferecido pelo Ministério da Cultura – FUNARTE. Em 1998 integrou o elenco do grupo Corpo, de Belo Horizonte. Participou de workshops com os coreógrafos Itizik Galili e Anoukvanandijk, na Holanda, mesmo ano que integrou o Ballet Preljocaj, na França. Em 2004, entrou na Metros Cia de Dansa (Espanha). Trabalhou como solista da Cia Aterballetto (Itália). Já atuou como preparador corporal do BTCA, com o Núcleo Viladança e Balé Jovem da Bahia. É professor de dança do projeto de Teatro do Colégio Sartre COC. Também é professor de técnicas contemporâneas, condicionamento físico e instrutor de gyrokineses. É vencedor do prêmio Quarta Que Dança 2013 e foi selecionado para a Mostra Baiana no Festival Internacional Vivadança 2015.

Isaura Tupiniquim – Artista, professora e pesquisadora em dança. É graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Na área pedagógica, possui experiências como professora substituta na graduação de Dança UFBA (2013/2014) e ministrou oficinas de dança e criação, performance e intervenção urbana junto a projetos artísticos em diferentes cidades da Bahia. É criadora e performer dos solos de dança Entrada ao Preço da Razão (2007), Fricção (2011) e Ópera Nuda (2013). Também colabora com o projeto Acasas. Integrante do TeiaMUV, coletivo de performance urbana, desde 2008, Isaura também possui experiências nas áreas de Performance, Intervenção urbana, Teatro, Cinema e Música.

Agenda

Quando: Dias 07 e 08.11, 9h às 18h

Onde: Centro de Cultura João Gilberto

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116779 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.