Cresce o número de pacientes em busca de transplante capilar, aponta pesquisa

Procedimento de transplante capilar.
Procedimento de transplante capilar.
Procedimento de transplante capilar.
Procedimento de transplante capilar.

Um estudo realizado pela ISHRS mostra que, nos últimos dois anos, aumentou em quase 30% o número de pessoas que se submeteram a procedimentos cirúrgicos para combater a calvície e que esse mercado movimentou mais de R$ 7 bilhões em 2014.

A quantidade de homens que buscam por cirurgias plásticas para se livrar da calvície cresceu 28% em todo o mundo entre os anos de 2012 e 2014, de acordo com a Pesquisa 2015 realizada pela International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS). Os dados mostram ainda, que a América Latina foi a região onde esse crescimento foi mais expressivo, 82%. Para o cirurgião plástico e membro da ISHRS, Mauro Speranzini, esses números são resultados de técnicas cirúrgicas mais eficientes e o reflexo do comportamento do homem atual, mais preocupado com a aparência e autoestima.

“Para analisar esses dados, precisamos levar em conta que, atualmente, os homens estão mais preocupados com a imagem, mas que, principalmente, os resultados de antigos procedimentos não eram tão eficazes como os de hoje em dia”, explica o médico. Ele completa que, com o advento de novas técnicas de transplantes capilares, como a Técnica FUT (Follicular Unit Transplantation), FUE (Follicular Unit Extraction) Manual e Robotizada (vide abaixo cada uma), foi possível chegar resultados idênticos aos naturais.

A maioria dos pacientes que procuram esse tipo de procedimento são homens, com idade entre 30 e 49 anos. Entretanto, as mulheres também fazem parte do ranking, principalmente no tocante à transplantes de sobrancelha e cílios. Esse aumento também impactou o mercado econômico com o aumento da movimentação de 1,9 bilhão de dólares em 2012, para 2,5 bilhões de dólares em 2014.  Do total dessas cirurgias, 85% dos pacientes procuram a restauração capilar, fazem porque tem queda de fios por problemas genéticos e 6,4% por questões reconstrutivas, como deformação por acidentes.

Evolução das Técnicas

A evolução das técnicas de transplante capilar chama a atenção neste levantamento, que aponta que a técnica FUT ainda é a mais usada no mundo, entretanto vem perdendo espaço para técnica FUE Manual e depois a FUE Robotizada. Para entender melhor cada técnica, abaixo, o Dr. Mauro Speranzini, cirurgião plástico especialista em transplante de fios, explica cada uma delas.

Técnica FUE – De acordo com o especialista, refere–se a uma das mais modernas, seguras e minimamente invasivas técnicas de implante capilar. “Nessa modalidade, as unidades foliculares são extraídas uma a uma da área doadora e colocadas na receptora (área calva).  O processo consiste em obter cabelo de áreas doadoras  para transplante com o mínimo de danos ao paciente.

Técnica FUE Robotizada – Fabricado nos Estados Unidos, teve seu uso autorizado recentemente no Brasil e é usado como auxiliar nas cirurgias de transplante de cabelos na Técnica FUE. Pode ser considerado uma das últimas invenções no tocante a transplante capilar.  O Robô promete aos pacientes, reconhecer e qualificar as unidades foliculares e extraí-las, para que depois o médico faça a inserção na área receptora.

Técnica FUT – o cirurgião explica que, neste método, um fuso de pele é retirado do couro cabeludo com um bisturi – área doadora. As unidades foliculares formadas por fios de cabelo em seu tamanho original – técnica do fio longo – são separadas e transplantadas para a área receptora. O procedimento proporciona um confortável pós-operatório, pois camufla sinais perceptíveis da cirurgia, permitindo um rápido retorno ao convívio social.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário