Corregedorias promovem posse coletiva de aprovados no maior concurso da história do TJBA

Posse coletiva servidores do TJBA.Posse coletiva servidores do TJBA.
Posse coletiva servidores do TJBA.

Posse coletiva servidores do TJBA.

Novos subescrivães e escreventes passaram a fazer parte da história do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) nesta quinta-feira (22/10/2015). Eles foram empossados, em cerimônia coletiva, no auditório do TJBA, após aprovação em concurso público e nomeação no dia 30 de setembro. Do total de 140 convocados, 119 compareceram à solenidade.

Em torno da chegada dos novos servidores, aprovados no maior concurso da história do Judiciário baiano, promovido pela Presidência do TJBA, há uma expectativa de reforço no quadro funcional e de novas ideias para construir uma Justiça mais célere.

Além dos 140 subescrivães e escreventes, todos ligados às corregedorias, o concurso aprovou outros 60 profissionais para cargos ligados diretamente à Presidência do Tribunal de Justiça.

“É a força jovem que se alia a quem já está no TJBA há mais tempo, com a certeza de que vão reconstruir o Judiciário. Trazem não só mais força de trabalho, como ideias e a coragem de enfrentar e ousar, para que no futuro o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia seja exemplo para o Brasil e eles, exemplo para a sociedade”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas.

O corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, incentivou os novos servidores. “A força intelectual de vocês nos dá a certeza que os desafios serão ultrapassados com empenho, dinamismo e entusiasmo”, disse. E acrescentou um pedido: “que vocês dispensem às partes, onde estiverem atuando, paciência, tolerância e atenção”.

O corregedor-geral da Justiça e o corregedor das Comarcas do Interior integraram a mesa da solenidade e deram posse aos novos servidores, ao lado da 2ª vice-presidente do TJBA, desembargadora Maria da Purificação da Silva. Estiveram presentes os desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto e Mário Augusto Albiani Alves Júnior; os juízes corregedores Moacyr Pitta Lima Filho e Andremara dos Santos, entre outros magistrados e servidores.

Solenidade

Após a fala dos corregedores, o novo subescrivão Yuri Bezerra de Oliveira – primeiro colocado para o cargo de técnico judiciário escrevente e o segundo para analista judiciário subescrivão – fez a leitura do termo de compromisso. A secretária das corregedorias, Leila Lima Costa, leu o termo de posse e os nomeados foram convocados para assiná-lo.

Familiares e amigos acompanharam a solenidade e lotaram o auditório do TJBA. O escrevente Alex de Jesus de Brito vem passando de concurso em concurso até entrar no Tribunal de Justiça. Ex-agente de trânsito de Salvador e atual guarda municipal, ele veio com a família para marcar o momento especial em sua vida.

Para Alex, foi a realização de um sonho. “Agora, vamos casar de papel passado e tudo”, disse, abraçando a companheira Eliana Rocha Sampaio, ao lado do sobrinho Édipo Brito Ferreira e do cunhado Samuel de Jesus Sampaio.

O subescrivão Leandro Silva foi o primeiro a tomar posse. Para ele, todo o esforço, estudando exclusivamente para passar em concurso, teve retorno. Exercendo a advogacia há três anos e “concurseiro” há dois, Leandro pretende agora, “contribuir e melhorar o serviço público, tornando-o justo para a sociedade”.

Os novos servidores já podem entrar em exercício, sendo que o Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei 6.677/94) lhes confere o prazo facultativo de até 30 dias, a partir desta quinta (22) para iniciar as atividades.

Ambientação

Na próxima semana, a Universidade Corporativa vai promover capacitações com os novos servidores da Justiça.

Na segunda-feira (26), a Unicorp promove um dia de ambientação para os subescrivães e escreventes recém-empossados. Haverá uma programação específica, das 8h às 17h, no auditório do TJBA.

Na quinta-feira (29), será a vez dos novos servidores das áreas administrativas assistirem exposições sobre a estrutura e o funcionamento das unidades estratégicas do Tribunal, bem como os projetos prioritários do Poder Judiciário baiano.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]