Caixa Cultural Salvador abre inscrições para oficina sobre comicidade feminina

Cenas da oficina 'Da Graça ao Riso'.
Cenas da oficina 'Da Graça ao Riso'.
Cenas da oficina 'Da Graça ao Riso'.
Cenas da oficina ‘Da Graça ao Riso’.

A oficina “Da Graça ao Riso”, que acontece na primeira semana de novembro, será ministrada pela atriz e palhaça Mariana Rabelo e pela artista plástica e arte-educadora Sandra Oliveira. A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 03 a 06 de novembro de 2015 (de terça a sexta-feira), a oficina “Da Graça ao Riso: Oficina de Comicidade Feminina”, ministrada pela atriz e palhaça Mariana Rabelo e pela artista plástica e arte-educadora Sandra Oliveira, do Rio de Janeiro. Com inscrições gratuitas até o dia 30 de outubro, a oficina é voltada especificamente para mulheres, visando artistas profissionais ou amadoras, das mais diversas áreas. São oferecidas 20 vagas.

Mariana Rabelo é a autora da pesquisa de mestrado que deu origem à oficina, que ministra ao lado de Sandra Oliveira, responsável pela pesquisa visual das palhaças (figurino, adereços e maquiagem, entre outras técnicas). A ideia é reunir 20 mulheres das áreas de educação, saúde, comunicação, cultura e serviço social, interessadas na palhaçaria, na comicidade feminina e suas especificidades. Para se inscrever, é preciso enviar carta de intenção e currículo com dados pessoais para o e-mail [email protected]

Sobre a oficina

A oficina foi elaborada a partir da pesquisa de mestrado “Da graça ao riso”, na qual foi explorada a ideia de como, atualmente, a comicidade feminina vem se multiplicando e explodindo em criatividade. A proposta é abordar questões de gênero e se debruçar em algumas peculiaridades dessa prática nas atuações femininas. A partir da imersão nesse universo, a oficina visa analisar a figura da palhaça (referências, estereótipos, histórico, papel na sociedade, no circo e no teatro) e como isso influencia seu olhar sobre a comicidade: seu corpo em cena, a descoberta de ferramentas cômicas de cunho estritamente feminino e a maneira como cada palhaça se relaciona com o público.

A oficina acontece, de terça a sexta-feira, na Caixa Cultural Salvador, e no último dia acontece em local público, para experimentação das ideias desenvolvidas. A CAIXA Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro. Maiores informações podem ser obtidas no site www.caixacultural.com.br.

Agenda

Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes 57 Centro)

Data: de 03 a 06 de novembro de 2015 (terça a sexta-feira)

Horário: das 14h às 18h.

Inscrições: até dia 30 de outubro através do e-mail [email protected] (enviar carta de intenção e currículo)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]