Saiba quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Gráfico dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU.
Gráfico dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU.
Gráfico dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU.
Gráfico dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU.

Os 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável listados no documento “Transformando nosso mundo” foram adotados hoje (25/09/2015) pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), para serem cumpridos até 2030. Os Objetivos do Desenvolvimeto Sustentável têm abrangência mundial e buscam refletir todas as grandes problemáticas sociais. Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vigentes até o fim deste ano. O compromisso voluntário dos países está sendo formalizado na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que vai até domingo (27) em Nova York.

Fome e nutrição 

Os objetivos 1 e 2 propõem acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; e erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, respectivamente. O assessor sênior da ONU, Haroldo Machado Filho, destaca que os objetivos ampliam a abordagem de temas vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mas agora com alcance mundial, especialmente o primeiro. A meta é mais ambiciosa que a proposta nos ODM, que falava em reduzir pela metade o número de pobres e daqueles que passavam fome.

“Isso é absolutamente desafiador, mas temos a visão muito clara de que é possível que esta seja a primeira geração capaz de acabar com a pobreza no mundo. A gente tem essa oportunidade. Há uma série de soluções disponíveis para chegarmos lá”, disse.

Bem-estar, educação e igualdade de gênero

Os objetivos seguintes preveem cuidado com todas as doenças e bem-estar das pessoas (Objetivo 3), garantia de educação inclusiva e de boa qualidade e oportunidades de aprendizagem (Objetivo 4) e igualdade de gênero e importância do empoderamento de mulheres e meninas (Objetivo 5).

Água potável

“A partir do Objetivo 6, que propõe que se assegure a disponibilidade de água potável e saneamento básico para todos, são incluídas outras dimensões que não apareciam antes”, ressalta Machado.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141283 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário