Lençóis sedia simpósio nacional de patrimônio geológico

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Fachada do Campus da Uefs em Lençóis.
Fachada do Campus da Uefs em Lençóis.
Fachada do Campus da Uefs em Lençóis.
Fachada do Campus da Uefs em Lençóis.

A Universidade Estadual de Feira de Santana  (Uefs) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, entidade vinculada ao Ministério das Minas e Energia, realizam, de terça a domingo (8 a 13/9/2015), na Chapada Diamantina, o III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (III GeoBRheritage). O evento pretende avançar os debates dos dois Simpósios anteriores, realizados no Rio de Janeiro (2011) e em Ouro Preto (2013).

Com expectativa de público de 500 pessoas, o simpósio irá reunir pesquisadores de diversos países, com o objetivo de trocar experiências. Serão discutidos temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro, segundo as vertentes da geoconservação, do ensino, da sustentabilidade, de projetos geoturísticos e da recuperação ambiental, bem como da ligação deste tipo de patrimônio com a identidade local.

Conforme a organização do evento, vários autores afirmam que o surgimento da sociedade urbana do interior do Brasil se deve à exploração dos recursos minerais. A quantidade de cidades de formação mineira tombadas como patrimônio brasileiro e mundial reforça esta visão. Na Chapada Diamantina, as cidades de Jacobina, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis atestam a relevância da mineração na construção da sociedade brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Diante disso, e considerando a presença do Campus Avançado da Uefs em seu território, o município de Lençóis foi escolhido como sede do evento. A cidade atrai anualmente um fluxo de cerca de 120 mil turistas. Características como o conjunto arquitetônico, formado por casarios coloniais de características neogóticas e calçamento desenhado em suas ruas e becos estreitos, trouxe o reconhecimento como Patrimônio Histórico Nacional, em 1973.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.