Goethe-Institut exibe ‘Mostra de Cinema Alemão’ com quatro filmes com temática LGBT

Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.
Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.
Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.
Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.

Com o objetivo de ampliar o conceito de identidade e debater temáticas da comunidade LGBT, o Grupo Gay da Bahia (GBB) em parceria com o Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA, realiza nos próximos dias 8 e 9 de setembro de 2015, a partir das 18h, a “Mostra de Cinema Alemão” composta por quatro longas-metragens especiais para celebrar a diversidade cultural e a liberdade de orientação sexual. Os filmes que serão exibidos são legendados em português e abordam temas como amor, amizade e relacionamentos entre pessoas na Alemanha. A entrada é gratuita.

A iniciativa faz parte da programação da IV Semana da Diversidade LGBT, que acontece em Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro, composta por eventos envolvendo seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes, premiação, mostra de artes plásticas, feira de negócios e desfile de trios elétricos. O projeto tem como objetivo mobilizar a cidade para receber a 14ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 13 de setembro, das 11h às 21h30, no Campo Grande, com expectativa de receber cerca de 900 mil pessoas.

A IV Semana da Diversidade LGBT é realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Laboratório Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.

Na terça-feira (8), às 18h, será exibido o longa-metragem “Acima do Peso” (Dicke Mädchen), com direção do Axel Ranisch. O filme retrata a história Sven, que vive com a mãe, Edeltraut, em um apartamento e divide com ela até mesmo a velha cama de casal. Quando ele vai para o trabalho, Daniel vem e cuida da mulher, que sofre de demência. Um dia, Edeltraut tranca Daniel na sacada e desaparece. Juntos, Sven e Daniel procuram pela desaparecida. Isso bem que poderia ser o início de uma bela amizade, não sentisse Sven tão evidentes inclinações homoafetivas – e não tivesse Daniel esposa e filho à sua espera. Desenvolve-se então, uma história de amor tragicômica. Seu final feliz não garante uma união, mas a emancipação de Sven.

Logo mais, às 20h, o público poderá conferir o filme “Três” (Drei), que conta com a direção de Tom Tykwer. O longa conta a história de um casal que teve a sua relação um pouco desgastada ao longo de vinte anos. Hanna e Simon parecem viver mais no passado e pouco acreditam em um futuro em comum. Então eles se apaixonam pelo mesmo homem e nenhum dos dois sabe das aventuras sexuais do outro. Quando a verdade vem à tona, o trio encontra uma solução surpreendente.

Já na quarta-feira (9), às 18h, a Mostra traz o longa-metragem “Me Sinto Disco” (Ich fühl mich Disco), de Axel Ranisch. O filme apresenta a história de Hanno, que não compreende seu filho pelo fato dele ser gordo, sonhador, curtir música brega e não se interessa por garotas. O menino só é feliz quando seu pai sai e ele tem a oportunidade de dançar pelo apê com a mãe, fantasiado como nos anos 70/80. Mas quando a mãe adoece de repente, os dois homens tem que aprender a lidar um com o outro.

Na mesma noite, às 20h, também será exibido o filme “Sascha”, dirigido por Dennis Todorović. O longa mostra que a vida pode ser muito complicada, principalmente quando se tem 19 anos e sente que “de algum modo” é gay, proveniente de uma família de imigrantes montenegrinos e se está em segredo loucamente apaixonado por seu professor de piano. Um filme sobre imigrantes em uma grande cidade alemã, o cotidiano de uma família em um bairro multicultural e as dificuldades de se falar abertamente sobre as descobertas sexuais.

Agenda

Data: 8 e 9 de setembro (terça-feira e quarta-feira)

Horário: a partir das 18h

Local: Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]