Feira de Santana: UTI neonatal do Hospital Estadual da Criança atendeu cerca de 800 pacientes em cinco anos

UTI Neonatal da unidade hospitalar do Hospital Estadual da Criança (HEC).
UTI Neonatal da unidade hospitalar do Hospital Estadual da Criança (HEC).
UTI Neonatal da unidade hospitalar do Hospital Estadual da Criança (HEC).
UTI Neonatal da unidade hospitalar do Hospital Estadual da Criança (HEC).

Hospital Estadual da Criança (HEC) completou cinco anos de funcionamento no último dia 26 de agosto de 2015. Ao longo desse período, a UTI Neonatal da unidade hospitalar atendeu cerca de 800 pacientes. A unidade funciona deste outubro de 2010 e mais de 50% desses casos atendidos foram de diagnóstico de prematuridade e cirúrgicos.

Em 2010 foram 26 admissões; 147 admissões ocorreram em 2011, 141 admissões foram realizadas em 2012, 172 admissões ocorreram no ano seguinte, 199 admissões foram realizadas em 2014 e 95 admissões foram feitas apenas no primeiro semestre deste ano, totalizando 780 pacientes internados – dos quais a maioria era do sexo masculino.

A enfermeira e coordenadora da unidade, Carla Starling, explica que diariamente são recebidos pacientes vindos de toda a Bahia – e até de outros Estados, como Pernambuco – através da Central Estadual de Regulação, mas boa parte deles advém do interior do Estado.

“Isso nos chama muito a atenção, já que recebemos poucos pacientes de Feira de Santana para ocupar os 10 leitos existentes na unidade. Dispomos de um coordenador médico, três médicos diaristas, sete médicos plantonistas com revezamento, 10 enfermeiros assistenciais, 30 técnicos de enfermagem e seis fisioterapeutas, além de auxiliares de higienização, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social. Todos, juntos, fazem a unidade funcionar em sua plena capacidade”, explica.

Sobre a unidade – A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos.

Os 10 leitos existentes na unidade são compostos por Incubadora aquecida com parede dupla ou berço aquecido; monitor multiparamétrico a beira do leito com monitorização 24 horas; ventilador mecânico para cada leito, bomba de seringa 2,4/leito; bomba de infusão 1,3/leito; pontos de oxigênio; ar comprimido e vácuo para cada leito; poltrona reclinável para acompanhante em cada leito; aparelho para fototerapia (Bilitron e Biliberço); eletrocardiógrafo, raio-X e ultrassom portáteis no setor, além dos materiais de uso comum.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário