Deputado apresenta moção parabenizando jornalistas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz do Dia do Jornalista.
Cartaz do Dia do Jornalista.
Cartaz do Dia do Jornalista.
Cartaz do Dia do Jornalista.

O deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma Moção de Congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia pelo Dia do Jornalista, comemorado na terça-feira, dia 7 de abril de 2015. O fato que originou esse dia demonstra o quanto a profissão de jornalista pode ser arriscada. A criação da data remonta ao século XIX, período imperial, quando o jornalista João Batista Líbero Badaró foi assassinado por denunciar no seu jornal, o “Observador Constitucional”, os desmandos do Império.

Foi após o crime que surgiu o movimento popular que forçou D. Pedro I a abdicar do trono em 7 de abril de 1831. Ainda hoje os jornalistas são alvo de ameaças e vítimas de crimes inaceitáveis, como o que aconteceu com Tim Lopes, morto no Rio de Janeiro em 2002 ao fazer matéria investigativa sobre corrupção de menores e tráfico de drogas.

“Nesta data de grande significado para a comunicação nacional, a Assembleia Legislativa da Bahia, com muita honra, aplaude os jornalistas baianos por, muitas vezes, abdicarem de si mesmos em prol de informar a sociedade, possibilitando assim a construção de um futuro mais digno e justo para todos”, frisou Carlos Geilson.

Os avanços constantes do mundo moderno fizeram surgir a chamada “Sociedade da Informação”. E o jornalista, além de contribuir para esse surgimento, teve que acompanhar essa modernização. Seja no rádio, TV, impresso ou internet, os jornalistas têm que acompanhar o surgimento das novas mídias de comunicação e utilizar uma linguagem que se aproxime ao máximo da realidade do seu público, fazendo com que a mensagem transmitida chegue ao seu destino final da forma mais clara possível.

“A valorização do jornalista passa pelo reconhecimento de todos os profissionais das diversas categorias, a partir de políticas de defesa dos direitos e da garantia de condições de trabalho adequadas, que incluam emprego, salários dignos, proteção à saúde e relações respeitosas”, afirmou Geilson.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]