Audiência Pública retoma debate sobre criação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia

Debate sobre criação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia ocorreu na Alba.
Debate sobre criação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia ocorreu na Alba.
Debate sobre criação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia ocorreu na Alba.
Debate sobre criação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia ocorreu na Alba.

A criação de duas novas universidades federais na Bahia foi tema de audiência pública realizada nesta segunda-feira (17/08/2015) na Assembleia Legislativa na Bahia (ALBA), organizada pela Comissão de Educação. “Apesar das cinco universidades federais que a Bahia ganhou nos últimos 10 anos, ainda há um vazio educacional na Chapada Diamantina e no nordeste do estado que precisa ser completado”, explicou Eduardo Salles, presidente do Colegiado.

A audiência, proposta pelos deputados Eduardo Salles e Bira Corôa, debateu a implantação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia, ambas multicampi. Juntas, as duas regiões somam 96 municípios e quase três milhões de habitantes. O evento contou com as participações dos deputados federais Afonso Florence e José Carlos Araújo, o reitor da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), José Bites, e o reitor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Sílvio Soglia.

O evento contou com a participação do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, que defendeu o processo de interiorização das universidades. “Temos o exemplo da UFRB, que resgatou a cidade de Cachoeira e toda a região. Queremos que isso também aconteça nas regiões que ainda precisam de investimentos nesse setor”, disse.

Hoje são 32 campi de universidades federais em todo o território baiano, mas, segundo o secretário, as lacunas precisam ser preenchidas. “Todos têm o direito imprescritível de aprender e essa reivindicação é justa. A educação é prioridade do governo”.

Próximos passos

A ideia do presidente da Comissão de Educação é continuar com as audiências públicas em cidades-polo das regiões em questão. “Vamos mobilizar prefeitos para que o debate continue. Sei que a instalação de universidades federais não é da governabilidade de deputados estaduais, mas cabe a nós fomentar a discussão e fazer as articulações políticas para que esse sonho se torne realidade”, planeja Eduardo Salles.

As próximas audiências serão realizadas nas cidades de Seabra, Itaberaba, Lençóis, Morro do Chapéu, Ipirá e Livramento de Nossa Senhora, para discutir o projeto da Universidade Federal da Chapada Diamantina, e nas cidades de Rio Real, Alagoinhas, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal para o debate sobre a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.

“Sei que o governo federal está passando por uma fase economicamente ruim, mas defendo que esse é o momento de discutir. Assim, quando chegar o momento em que a implantação seja financeiramente viável, os projetos ja estarão completos”, diz Salles.

Exemplo a ser seguido

Silvio Soglia falou sobre o processo de criação da UFRB, que completou 10 anos em 2015. “Foram dois anos de intensa mobilização, que ultrapassou fronteiras de partidos e militâncias. Conseguimos colocar a criação da universidade na agenda do Estado”, conta.

Segundo o reitor, apenas 8% dos jovens baianos com idade entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior. “O ideal é que esse número chegasse a 50%”, diz. A criação das universidades serviria para aumentar a quantidade de vagas e, consequentemente, o número de estudantes. “O ensino superior está em expansão, mas a oferta na Bahia ainda é menor que nos outros estados”, explica Soglia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário