Salvador: Setur monitora política de governança no Pelourinho

Debate promovido pela Setur aborda segurança do Pelourinho.
Debate promovido pela Setur aborda segurança do Pelourinho.
Debate promovido pela Setur aborda segurança do Pelourinho.
Debate promovido pela Setur aborda segurança do Pelourinho.

Com o objetivo de monitorar os resultados obtidos por grupos de trabalho  em áreas como as de Segurança Pública e Social, autoridades das três esferas de governo (estadual, municipal e federal) reuniram-se nesta quarta (22/07/2015), com a comunidade do Pelourinho, dando prosseguimento à política de governança implementada no conjunto colonial pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Coordenador das ações, o secretário Nelson Pelegrino (Turismo) conduziu uma análise sobre as questões de segurança pública e indicou a existência de problemas em estacionamentos administrados pelo setor privado.

O chefe de Gabinete do Ipac, Ivan de Souza, relatou a batalha jurídica em andamento pela retomada da posse de dois estacionamentos que funcionam com os contratos de concessão já vencidos. Segundo ele, a expectativa é de solucionar o problema, decorrente de liminar judicial, em breve. O terceiro estacionamento é de propriedade da Ordem 3ª de São Francisco.

A possibilidade de utilização do estacionamento da Arena Fonte Nova, com uma linha complementar de vans, foi proposta para facilitar o acesso ao Pelourinho. “Vamos verificar com o consórcio da Fonte Nova se é viável”, disse Pelegrino. “O importante é que tenhamos uma estratégia eficiente de ocupação do Pelourinho, o principal cartão-postal de Salvador”.

Diálogo 

A reunião teve início às 10 horas, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Centro Histórico. Desde maio, uma vez por mês, o secretário Nelson Pelegrino transfere o seu gabinete para o Pelourinho, sempre na sede do SAT, a fim de intensificar o diálogo com a comunidade. “A mobilização dos agentes públicos é importante para a solução de assuntos transversais”, defendeu Pelegrino.

Moradores e comerciantes reivindicaram, durante o encontro, medidas de acolhimento dos menores em situação de risco, assunto amplamente discutido, com explicações de Márcia Guedes, representante do Ministério Público da Bahia. Ela falou sobre a necessidade de atuação da Prefeitura de Salvador e sugeriu que a próxima reunião conte com a presença de representante da Secretaria Municipal de Promoção Social.

A Secretaria Estadual da Cultura assegurou a manutenção de shows mensais em praças e largos do Pelourinho, assunto que a comunidade preferiu manter em pauta, visando à captação de mais eventos. No item mobilidade urbana, a comunidade solicitou mais atenção do poder municipal para o Elevador Lacerda e Plano Inclinado.

O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Valter Menezes, o tenente-coronel Marcos Oliveira e o tenente-coronel Josenilton dos Santos participaram da reunião, assim como a delegada Christiane Coelho, da Delegacia de Proteção ao Turista. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão articuladas com a Guarda Municipal para proporcionar segurança a baianos e turistas. Técnicos do Ipac e lideranças da Acopelô também estiveram presentes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]