Reunião discute ações para fortalecimento dos consórcios públicos da Bahia

Secretário Jerônimo Rodrigues debateu Consórcios Públicos da Bahia.
Secretário Jerônimo Rodrigues debateu Consórcios Públicos da Bahia.
Secretário Jerônimo Rodrigues debateu Consórcios Públicos da Bahia.
Secretário Jerônimo Rodrigues debateu Consórcios Públicos da Bahia.

Com o objetivo de estreitar a relação entre a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) foi realizada uma reunião, nesta sexta-feira (17/07/2015), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo.

O evento contou com a participação do o secretário da SDT/MDA, Humberto Oliveira, do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, do diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Thiago Xavier, e do delegado do MDA/BA, Welliton Rezende Hassegawa.

De acordo com Jerônimo, o encontro é uma possibilidade concreta de articular recursos. “A SDT tem recursos do Proinf que é um programa de investimento para infraestrutura dos territórios. Nós da SDR, por exemplo, temos os projetos Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), onde a porta de entrada são os territórios. Então queremos articular uma ação conjugada entre os colegiados e consórcios”.

O secretário da SDR afirmou que a intenção é potencializar a captação de recursos e as ações, conjugando colegiado territorial, Consórcio, Governo Federal e Governo do estado.

Para Humberto Oliveira, falou sobre a história da política territorial brasileira e destacou os principais avanços. “Reconhecemos os 27 Territórios de Identidade da Bahia e o estado baiano é referência na política de desenvolvimento territorial”.

Humberto falou ainda que a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial quer ampliar o relacionamento com os consórcios públicos e lembrou que a instituição está recebendo projetos de desenvolvimento sustentável. “Projetos apresentados por consórcio público também têm bônus, de R$ 100 mil. Neste ano, o Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços nos Territórios Rurais (Proinf) tem foco na comercialização de produtos, no fomento à produção da agricultura familiar e agroecologia, e nos Serviços de Inspeção Sanitária”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.