Professores da UESB mantém greve e aprovam contraproposta

Reunião de professores da Uesb decide por manutenção da greve.
Reunião de professores da Uesb decide por manutenção da greve.
Reunião de professores da Uesb decide por manutenção da greve.
Reunião de professores da Uesb decide por manutenção da greve.

A assembleia da Adusb, realizada no dia 30 de junho, reafirmou a força do Movimento e aprovou a manutenção da greve. Para avançar nas negociações e pressionar o governo a apresentar soluções concretas, a categoria aprovou uma contraproposta.

Após a realização de sete reuniões com o Fórum das ADs, no dia 19 de junho , o Governo Rui Costa reafirmou a sua proposta inicial e, mais uma vez, negou as reivindicações de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento, ampliação do quadro de vagas, reajuste linear integral e valorização da carreira. A proposta de remanejamento de 20 vagas, rejeitada pelas assembleias desde os dias 21 e 22 de maio, foi reapresentada e a negociação da minuta substitutiva da 7176/97 adiada para 4 de agosto.

Para a Presidente da Adusb, “a postura do Governo da Bahia, administrado pelo Partido dos Trabalhadores – PT, expressa um projeto, já em curso, que objetiva acabar com a carreira do magistério público superior e reduzir o investimento nas universidades.” Todavia, ainda segundo Márcia Lemos, “a categoria está organizada e preparada para combater essa ofensiva contra os direitos trabalhistas e o ensino público superior”.

Nesta perspectiva, os Comandos de Greve das quatro ADs discutiram a resposta do Governo e levaram as proposições ao Fórum das ADs para consolidação no dia 27 de junho. Durante as reuniões, os professores deixaram claro que direitos trabalhistas não serão barganhados, nem o Estatuto do Magistério Superior desrespeitado. A Assembleia da Adusb avaliou a contraproposta, fez ajustes e se posicionou favorável a apresentação da mesma ao Governo.

O documento final será consolidado pelo Fórum das ADs, com as contribuições das quatro assembleias docentes, e entregue ao Governo no dia 6 de julho. A categoria dará o prazo até o dia 9 para que o governo se posicione sobre o mesmo.

Baixe

Contraproposta aprovada pela Assembleia da Adusb em 30 de junho de 2015

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário