Deputado Daniel Almeida cobra avanço das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Bahia

Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Bahia

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) manifestou preocupação com a interrupção das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), considerada muito importante para a Bahia, para o Nordeste e para o nosso País.

“A obra já está em curso, e é necessário que asseguremos os investimentos e os recursos necessários para que ela siga em frente”, cobrou o deputado, em discurso na Câmara, antes do início do recesso parlamentar.

A luta do deputado é para incluir a obra no plano do governo federal de concessões para ampliar os investimentos e retomar a atividade econômica e o desenvolvimento nacional. Ele queixou-se da obra ter ficado de fora desse investimento.

A obra é apontada como estruturante para a economia baiana. Junto com os projetos do Porto Sul e do Gasoduto do Nordeste  (Gasene), é indispensável para a expansão do crescimento e diversificação da economia do sul e do conjunto do Estado.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins, terá uma extensão total de 1.527 km, dos quais aproximadamente 1.100 km na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, e vai transformar-se no eixo ferroviário horizontal do país.

No litoral sul baiano, no município de Ilhéus, na localidade de Aritaguá, a linha férrea se interligará ao Porto Sul, para onde será escoada toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]