Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 09 de julho de 2015

Num flash do passado o escritor Dival Pitombo, que faria 100 anos, ladeado por sua filha Ivana Araujo Pitombo, seus amigos João Durval Carneiro,  Antonio Carlos Magalhães e Cicero Carvalho.

Num flash do passado o escritor Dival Pitombo, que faria 100 anos, ladeado por sua filha Ivana Araujo Pitombo, seus amigos João Durval Carneiro, Antonio Carlos Magalhães e Cicero Carvalho.

A cantora Celiah Zaiin que representou a heroína Maria Quitéria no desfile de Salvador.

A cantora Celiah Zaiin que representou a heroína Maria Quitéria no desfile de Salvador.

O industrial André Regis Andrade foi reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana.

O industrial André Regis Andrade foi reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana.

Centenário  de Dival  Pitombo

Se vivo estivesse, completaria na terça feira ultima(07/07/2015), 100 anos, o saudoso intelectual Dival Pitombo.  Nome que muito honra Feira de Santana, por tudo  que representou como educador, sendo responsável por muitas gerações;  escritor, produtor  cultural  e incentivador pelo surgimento  de figuras de destaques  da literatura e artes visuais. Ao lado do jornalista Odorico Tavares  ajudou a implantar  Museu Regional de Feira de Santana, idealizado por Assis Chateaubriand, do qual foi seu primeiro diretor geral. Nesta cidade foi o anfitrião dos escritores franceses Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, recebendo-os em sua residência ao lado da sua esposa Zaury Pitombo. Era amigo dos consagrados  Jorge Amado e Zélia Gatai, Manoel Bandeira,  Dorival Caimi, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Raimundo de Oliveira e muitos outros. Entre os seus filhos, destaca-se  internacionalmente o cirurgião plástico Volney Pitombo, que reside no Rio de Janeiro. uma missa na Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, marcou a data.

Cinquentenário de ADM

 Em comemoração ao Jubileu de Ouro,  o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) realiza diversas ações na capital e interior do estado. Além de uma extensa programação que inclui palestras e workshops, o Conselho prevê, para o próximo dia 11 de julho, a mudança de sede da Seccional Feira de Santana, para o Edifício Multiplace, anexo ao Shopping Boulevard, localizado na  avenida João Durval Carneiro. O objetivo da mudança se deve a necessidade de proporcionar melhores condições de atendimento aos profissionais, facilitar o acesso ao local, oferecer mais segurança e conforto, disponibilizar estacionamento gratuito e garantir também acessibilidade aos deficientes físicos. Conforme o delegado, Adm. Antônio Ferreira de Souza Júnior, esta ação representa um grande avanço para os Administradores, Tecnólogos e Empresas.  “Vamos oferecer melhorias significativas principalmente pela comodidade, funcionalidade, acessibilidade e infra-estrutura (com wi-fi, espaço para reuniões) da moderna sala, que fica muito bem localizada. Esse é, sem dúvida, um marco histórico para a Seccional do CRA-BA em Feira de Santana”, ressalta. Como além de jornalista sou administrador, meus cumprimentos à instituição.

Coelba muda

Com a saída de Adriana TeodorIo da gerência  regional da Coelba, nesta cidade, por conta de transferência para Salvador, onde será responsável pela Região Metropolitana, foi nomeada para o seu  lugar a feirense Cleriane Rodrigues, que gerenciava a unidade de Irecê. A área de atuação da Coelba de Feira de Santana abrange mais de 60 municípios.

Cantora Maria Quitéria

No desfile em comemração ao  Dois de Julho, em Salvador,  a heroina Maria Quitéria foi representada pela cantora Celiah Zaiin que levava um brasão escrito: Maria Quitéria – Feira de Santana, tendo  ido à  frente do carro principal do “Caboclo” onde fez muitas fotos com os turistas e baianos que ali paravam para saudá-la e depois desfilou no pelotão principal ao lado dos homenageados: Joana Angélica e Dom Pedro I.   Celiah Zaiin não se conteve em ser fotografada  com o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto.  Ela seguirá representando “Maria Quitéria” nas 18 cidades da “Rota do Sertão” e no Salão de Turismo da Bahia, também participará dos eventos oficiais do governo cantando o “Hino ao 2 de Julho” e “Hino Nacional”.

 Centro das Industrias 

Após ser reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana, o empresário André Regis Andrade está anunciando inicio da construção da nova sede da instituição, que ocorrerá na avenida Noide Cerqueira, cuja área de terra foi adquirida em sua gestão anterior. O projeto é de um prédio de dois pavimentos que abrigará a representação dos industriais feirenses.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade



Publicidade

Facebook do JGB

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]