Conceição da Feira comemora 89 anos de emancipação

Vista aérea do Loteamento Bom Viver em Conceição da Feira.
Vista aérea do Loteamento Bom Viver em Conceição da Feira.
Vista aérea do Loteamento Bom Viver em Conceição da Feira.
Vista aérea do Loteamento Bom Viver em Conceição da Feira.

O município de Conceição da Feira completa 89 anos de emancipação político administrativa nesta quinta-feira (23/07/2015). Para homenagear a população por esta data tão importante, o deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Parabenizo a população conceiçoense por preservarem a sua característica interiorana e conciliarem isso ao progresso que a cidade vem experimentando ao longo do tempo. Desejo prosperidade para toda população, e reafirmo meu compromisso em continuar lutando por dias melhores”, afirmou o parlamentar.

Relatos dão conta de que a primeira povoação do território onde está Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII. No ano de 1675, o coronel Manuel Correia construiu em suas terras uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e subordinada a Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Por volta de 1830 o casal Manuel da Costa e Antônia São José construiu outra capela, que também foi dedicada à mesma santa da primeira igrejinha.

O local da nova edificação era estratégico, pois ficava no entroncamento de duas estradas reais movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, além de possuir nas suas redondezas ótimas nascentes d’água, muito procuradas pelos tropeiros. E foi ao redor da nova capela que outro povoado começou a se expandir com maior força. Com um tempo, o comércio foi beneficiado através do surgimento da feira livre e da casa de negócios, o que permitiu à localidade alcançar o título de arraial com o nome de Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira. Passados alguns anos, a localidade foi transformada na Vila de Conceição da Feira e logo depois no município de mesmo nome.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]