Bombeiros ensinam a prevenir acidentes

Bombeiros ensinam a prevenir acidentes.
Bombeiros ensinam a prevenir acidentes.
Bombeiros ensinam a prevenir acidentes.
Bombeiros ensinam a prevenir acidentes.

Como evitar acidentes domésticos e noções de primeiros socorros foram lições aprendidas pelos alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no Costa Azul, na  tarde desta terça-feira (21/07/2015). Na biblioteca da escola, bombeiros do 3º Grupamento explicaram a mais de 100 estudantes como proceder em casos emergenciais, como incêndios e acidentes em geral.

O subcomandante do 3º GBM, major Ramón Dieggo, alerta que, anualmente, mais de 5 mil crianças morrem vítimas de acidentes domésticos em todo o Brasil. “É um número alarmante e que precisa ser combatido com a prevenção”, ressaltou Dieggo, especialista em atendimento com crianças e coordenador do Grupo de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada (Brec). Dentre os principais assuntos abordados no encontro, foram priorizadas as situações mais presentes no cotidiano dos jovens e tidas como arriscadas, como a sobrecarga de redes elétricas e o armazenamento irregular de material de fácil combustão.

Os  cuidados especiais em casos de ambientes com crianças menores chamaram  a atenção da estudante Beatriz Lobo, do 1º ano. “Tenho vários primos pequenos que passam dias comigo. Não fazia ideia dos riscos que eles correm mesmo estando dentro de casa”, confessou. Integrante do 3º GBM, o cabo Jorge Henrique também enfatizou os prejuízos da prática de trotes direcionados para o telefone de atendimento do Corpo de Bombeiros (193). “Isto acaba atrapalhando o serviço, que precisa ser ágil e atender a quem de fato necessita”.

Responsável pela organização da palestra,  o professor de Educação Física Jones Souza considera o ambiente escolar o mais propício para a disseminação de informações de utilidade pública. “Esses meninos servirão como multiplicadores. Não tenho dúvida de que vão  repassar esses conhecimentos para familiares e amigos, sem contar que já estarão mais preparados para enfrentar certos incidentes e até evitar acidentes”, afirmou. Colégios interessados em receber instruções do Corpo de Bombeiros devem entrar em contato com o major Ramón,  no 3º GBM, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 5.067. Legenda: Estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo aprenderam noções de primeiros socorros e como evitar acidentes domésticos

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141282 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário