Salvador: ato contra redução da maioridade penal reúne ativistas no Rio Vermelho

Cartaz do evento 'Redução não é a solução'.
Cartaz do evento 'Redução não é a solução'.
Cartaz do evento 'Redução não é a solução'.
Cartaz do evento ‘Redução não é a solução’.

Além do 5º Congresso do PT, que começou na quinta-feira e vai até sábado (13/06/2015), o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, será ponto central de um ato público contra a redução da maioridade penal, nesta sexta-feira (12/05/2015), a partir das 16 horas, no Largo da Dinha.  A expectativa dos organizadores é reunir ativistas dos direitos humanos no bairro, onde morou o escritor baiano Jorge Amado e historicamente militantes de esquerda se organizam. Um dos mobilizadores da atividade, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), afirma que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171 desvirtua o debate, joga para a plateia e não vai raiz do problema por que atinge principalmente “os pretos, pobres e da periferia, que vivem à margem da sociedade sem acesso a educação de qualidade, cultura e oportunidades”.

“É preciso mobilização da sociedade, dos movimentos sociais contra essa barbaridade, porque sabemos que o problema da violência não é os jovens. Nós do PT temos convicção disso. A juventude precisa de carinho, de atenção, oportunidades e, sobretudo, de direitos. A sociedade não pode cair nesse canto da sereia”, enfatizou Galo, ao ressaltar que o Fundo das Nações Unidas para a Infância estima que 1% dos crimes contra vida registrados no país é cometido por adolescentes entre 16 e 17 anos. “Não é ser a favor da impunidade. Mas, com a terceira ou quarta população carcerária do mundo, o Brasil não resolveu o problema da violência, muito pelo contrário. Será que é enchendo ainda mais o sistema prisional com nossa juventude que vamos resolver? É evidente que não”, refletiu.

Durante o ato, que compõe uma das agendas oficiais do Congresso Nacional do PT na capital baiana, uma tribuna popular será instalada no local para que as pessoas possam se manifestar. O evento contará com intervenções culturais, poéticas e por um ‘pipaço’ que promete colorir o céu da orla do Rio Vermelho. A atividade também é organizada por entidades de defesa dos direitos da juventude e por ativistas dos direitos humanos, entre elas a Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal e a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, apoiado por parlamentares e partidos políticos contrários à alteração da idade penal.  A campanha ‘Redução Não é Solução’ também tem alertado nas redes sociais para os perigos da aprovação da PEC pelo Congresso Nacional.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141148 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário