Representação da Bahia discute pacto federativo no Senado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jonas Paulo discute pacto federativo no Senado.
Jonas Paulo discute pacto federativo no Senado.
Bahia discute pacto federativo no Senado.
Jonas Paulo discute pacto federativo no Senado.

Novas formas para dinamizar a economia de estados e municípios foram discutidas, nesta sexta-feira (26/06/2015), entre o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, e assessores técnicos do Senado Federal. Como determinação do governador Rui Costa, o intuito é promover o diálogo com a Casa, que prepara para os próximos dias a votação de matérias impactantes para receitas e despesas dos entes federados dentro do chamado pacto federativo. O encontro de hoje dá início a encontros semanais de um grupo de trabalho que acompanhará a tramitação das matérias, subsidiando gestores e parlamentares.

O grupo seguirá debruçado no estudo de proposições que estão prontas para apreciação, conforme síntese elaborada pela comissão especial que discute o pacto federativo. De acordo com a  comissão, 20 matérias podem ser votadas a partir dos meses de julho e agosto. Elas tratam de temas variados, a exemplo da saúde, segurança pública e da irrigação. O representante do governo baiano explicou que a Bahia e os demais estados do Nordeste estão estreitando as conversas com o Legislativo para defender mais recursos para a região. “Os governadores do Nordeste criaram um fórum e ampliaram o diálogo com o poder Legislativo”.

As decisões tomadas por senadores e deputados refletem de imediato na realidade dos estados. Por isso, esses nove governadores querem se posicionar diante das proposições em pauta. O grupo convidará a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República para participar dos debates.  “É preciso irrigar as economias regionais. Precisamos repensar o atual modelo”, disse Jonas Paulo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]