Comemorações à data magna da Bahia, 2 de julho, são realizadas sequencialmente em sete cidades

Candeias recebe fogo simbólico da independência da Bahia.
Candeias recebe fogo simbólico da independência da Bahia.
Candeias recebe fogo simbólico da independência da Bahia.
Candeias recebe fogo simbólico da independência da Bahia.

O município de Candeias, região metropolitana de Salvador, vai recepcionar a tocha do Fogo Simbólico da Independência da Bahia trazida pelos atletas de São Francisco do Conde nesta quarta-feira (01/07/2015), a partir das 8 horas da manhã, na Praça Dr. Gualberto Fontes. A programação inclui hasteamento de bandeias, Hino da Bahia, pronunciamento de autoridades, breve histórico da luta pela Independência da Bahia e apresentações culturais. A passagem faz parte das comemorações da data magna da Bahia, 2 de julho. Após passar pela cidade das luzes, atletas candeienses levarão a tocha até Simões Filho, último município antes do destino final, a capital Salvador.

Saiba mais

Antes de chegar à capital baiana para o ponto máximo das comemorações ao 2 de julho, o Fogo Simbólico passa pelas cidades-chave da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, chegando à capital baiana no dia 2 de julho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 193 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

“Devemos relembrar essa história e homenagear todas as pessoas que deram seu suor, seu sangue, e muitas, até a própria vida, para que hoje a Bahia fosse independente. Foi através desses guerreiros que hoje podemos estar vivenciando essa democracia que tanto almejamos. Para Candeias e para a Bahia é um momento muito importante que mantem a chama viva da história do nosso estado e do Brasil,” disse o prefeito Sargento Francisco.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115120 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.