Tenente Coronel e sargento da Polícia Militar são homenageados com título de ‘Cidadão Feirense’

Tenente-coronel Ronaldo Menezes da Silva e o sargento José Hilton da Conceição são homenageados.

Tenente-coronel Ronaldo Menezes da Silva e o sargento José Hilton da Conceição são homenageados.

A Câmara Municipal de Feira de Santana, em sessão solene na noite desta sexta-feira (08/05/2015), outorgou os títulos de Cidadão Feirense ao tenente coronel Menezes e ao sargento José Hilton. A homenagem atende aos decretos de 43/2014 e 08/2015, respectivamente, ambos de autoria do vereador José da Costa Correia Filho, o Correia Zezito (PTB).

O tenente coronel Ronaldo Menezes da Silva nasceu em 6 de junho de 1959, em Salvador, é bacharel em Direito pela Faculdade Dom Pedro II. Iniciou sua carreira na Polícia Militar em 1980, quando ingressou na academia sendo declarado Aspirante Oficial. Três anos depois foi promovido ao posto de 2º tenente. Em 1988, quando ocupou o cargo de Comandante da Companhia Especial, na unidade de elite do Batalhão, recebeu reconhecimento público da população pelo combate à criminalidade em Feira de Santana. Já em 1995 voltou a Salvador onde serviu o 8º Batalhão de Polícia Militar exercendo a função de Juiz Militar na auditoria da Justiça Militar, chegou ao posto de major em seguida. Exerceu ainda o cargo de Comandante da 40ª Companhia Independente do Nordeste de Amaralina. Em 2010 foi nomeado diretor Adjunto do Colégio da Polícia Militar João Florêncio Gomes Ribeira, onde foi promovido ao posto de tenente coronel. Atualmente exerce o cargo de Comandante do Batalhão de Apoio Operacional, desde 12 de janeiro de 2013.

O sargento José Hilton da Conceição, nascido no município de Riachão do Jacuípe, em 25 de outubro de 1963, durante adolescência chegou a exercer a profissão de serralheiro, e serviu ao Exército por dois anos. Ingressou na Polícia Militar da Bahia tendo bastante atuação em bairros e distritos de Feira de Santana. Ajudou famílias carentes do município ao fazer parte do 1º Clama Feira, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Evangélico, passou a participar ainda de obras sociais em parceria com centros de recuperação. Em 2013 foi promovido a cabo, em 2014 recebeu a promoção de 1º Sargento da Polícia Militar da Bahia, onde atua na 66ª na Companhia Independente da Polícia Militar, atuando no distrito de Tiquaruçu.

Autor dos decretos que concederam as honrarias, o vereador Correia Zezito (PTB) disse sentir-se feliz em poder prestar esta homenagem. “A gente fica muito feliz em conceder o título a duas pessoas que eu tenho o maior respeito: o tenente coronel

Menezes e o sargento José Hilton”, afirmou Correia. Sobre o coronel Menezes, o edil justificou a escolha: “sou testemunho do trabalho desenvolvido por ele, alguém que tenho muito a falar, pois conheço tão bem e uma pessoa que presta relevantes serviços à comunidade”, falou lembrando que já esteve sob comando dele enquanto policial militar. Quanto ao sargento, Correia lembrou ações desenvolvidas. “Quando fiz essa homenagem busquei opiniões, porque precisamos ver a quem estamos concedendo o título, realmente para uma pessoa que está fazendo algo por Feira, e José Hilton tem prestado serviços de cunho social para a comunidade feirense, além de ser um policial exemplar que tanto honra Feira de Santana, local que adotou como sua casa”, justificou Correia.

O sargento José Hilton, em sua fala, lembrou o momento em que chegou ao município cheio de sonhos e expectativas. “Estou alegre com o que Deus fez na minha vida nesta cidade. Cheguei aqui sem perspectiva, meio perdido em uma cidade grande mas sabia que tinha algo reservado para mim. Louvo a Deus por esta cidade ter me acolhido; apesar das dificuldades perseverei e consegui vencer”, disse José Hilton, destacando o trabalho social desenvolvido. “Policial também faz obra social, apesar da sociedade não ver, a exemplo do Centro de Recuperação Gênesis. Estão presentes na galeria pessoas que mudaram de vida com este centro que atua com 70 homens. Aceitei o título para divulgar este trabalho feito que é um chamado para cada um de nós fazer algo para as pessoas”, ressaltou José Hilton.

Em seu discurso, o tenente coronel Menezes mostrou-se muito grato com a homenagem. “Deixo aqui registrado a minha mais profunda gratidão por ter oportunizado esta honraria à minha pessoa. Quero enfatizar que recebo esta homenagem com muita humildade, absolutamente consciente de que a conquista desta honraria não é apenas fruto dos meus esforços, mas, da conjugação de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com a minha trajetória de vida familiar, profissional e social, ao longo do tempo”, agradeceu  Menezes.

Prestigiaram a sessão presidida pelo 1º vice-presidente, Roque Pereira (PTN); o prefeito José Ronaldo de Carvalho; o tenente coronel Vanderval Menezes Ramos, sub comandante de Policiamento do Regional Leste; major da Polícia Militar André Cavalcanti; major Karivaldo de Melo Neto, comandante da 66ª CIPM; capitão Élison Santos Oliveira; capitão Carlos Roberto Nobre da Conceição, representando o major Florisvaldo Ribeiro, da 67ª CIPM; pastor Josué Brandão; pastor Erivelton; pastor Rogério Gomes; Joseval Lima, investigador de Polícia; Luiz Claudio Vieira, investigador de polícia; as vereadoras Gerusa Sampaio (PROS), Neinha (PMN), bem como parentes e amigos dos homenageados.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]