Senadores baianos reafirmam compromisso com as Obras Sociais Irmã Dulce

Walter Pinheiro e Lídice da Mata reafirmaram o compromisso de buscar recursos federais para as Obras Sociais Irmã Dulce.
Walter Pinheiro e Lídice da Mata reafirmaram o compromisso de buscar recursos federais para as Obras Sociais Irmã Dulce.
Walter Pinheiro e Lídice da Mata reafirmaram o compromisso de buscar recursos federais para as Obras Sociais Irmã Dulce.
Walter Pinheiro e Lídice da Mata reafirmaram o compromisso de buscar recursos federais para as Obras Sociais Irmã Dulce.

Os senadores Walter Pinheiro (PT/BA) e Lídice da Mata (PSB/BA) reafirmaram o compromisso de buscar recursos federais para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), durante uma visita realizada na tarde desta segunda-feira (04/05/2015). Eles viram de perto a realidade das alas que foram atingidas pelas fortes chuvas da última semana e conheceram a nova unidade de alta complexidade em oncologia, prevista para ser inaugurada no próximo dia 13 para atender cerca de mil pacientes por mês.

“Nós temos acompanhado o trabalho desta equipe, que faz todo o atendimento com muita garra e amor, o que é fantástico. Mas não podemos permitir só isso, portanto a gente tem que chegar com a parte fundamental que são os recursos. Óbvio que tivemos a situação agravada com as últimas chuvas, mas temos também o desafio de abrir mais uma porta num terreno de difícil acesso, que é a oncologia. A Bahia possui um dos piores índices de diagnóstico de câncer do Brasil e pouca estrutura para tratamento nessa área”, disse Pinheiro, que já direcionou recursos do Orçamento da União de 2015 para a Osid, através de emenda parlamentar.

Já Lídice da Mata disse que a bancada baiana no Senado buscará uma antecipação de recursos de emendas para a Saúde no Ministério do Planejamento para viabilizar a ajuda para a instituição que beneficia milhares de baianos. Ela também destacou a unidade de Oncologia, que será referência.

Pinheiro e Lídice destacaram ainda que vão buscar sensibilizar outros parlamentares da bancada baiana para a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da unidade hospitalar. “É preciso que a gente mobilize os recursos e também o comprometimento de cada parlamentar. O nosso desafio é dialogar com a bancada, com o governo federal e os ministérios da Saúde, Fazenda e Planejamento, e fazer o convencimento de que aqui não se trata de um atendimento com emendas para se resolver problemas pontuais, mas mexer na estrutura de uma parcela significativa da população baiana que busca este tipo de atendimento e que carece de unidades como esta”, disse Pinheiro.

Por causa das chuvas, três enfermarias do Hospital Irmã Dulce foram isoladas e aproximadamente 130 pacientes tiveram que ser transferidos. “Eu acho que, se todos os senadores e deputados baianos passassem por aqui para conhecer mais de perto o trabalho, com certeza ficariam mais sensibilizados com as nossas dificuldades, as nossas necessidades e com os desafios que são imensos. Principalmente depois dessas chuvas, os problemas que nós já estamos enfrentando que aumentaram, vamos ter que investir em alguns equipamentos, que não eram prioridade, e mobiliário. Enfim, eu acho que é sempre muito bom quando eles se dispõem, como disse Pinheiro, é importante que as pessoas vejam in loco, conheçam de perto. Nossa expectativa agora é que saia uma emenda de bancada, que a gente consiga sensibilizar, com eles, o Ministério do Planejamento para que esse recurso chegue logo aqui, e, como pedimos, seriam prioritariamente para uma UTI nova, mais dez leitos que foram construídos pra atender uma demanda de cirurgias que está sem funcionar exatamente porque está sem os equipamentos, e a gente espera que esse problema se resolva logo com a ajuda deles. E também um tomógrafo, que o nosso já tem mais de 13 anos e agora parou. Então, uma unidade dessa, com 1005 leitos, sem um tomógrafo, é um problema sério”, disse a superintendente da Osid, Maria Rita Pontes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.