Senador Walter Pinheiro quer a retomada das obras do estaleiro Enseada na Bahia

Senador Walter Pinheiro: “Interromper este projeto no estágio em que ele se encontra significa efetivamente é não plantar as condições para sair da crise."
Senador Walter Pinheiro: “Interromper este projeto no estágio em que ele se encontra significa efetivamente é não plantar as condições para sair da crise."
Senador Walter Pinheiro: “Interromper este projeto no estágio em que ele se encontra significa efetivamente é não plantar as condições para sair da crise."
Senador Walter Pinheiro: “Interromper este projeto no estágio em que ele se encontra significa efetivamente é não plantar as condições para sair da crise.”

Com obras interrompidas e demissão em massa de aproximadamente 7 mil funcionários, o estaleiro Enseada Indústria Naval, em Maragogipe, passa por um momento delicado. Este cenário foi o que motivou a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) a reunir, nesta segunda-feira (25/05/2015), os parlamentares da bancada baiana em Brasília.

Presente no encontro, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou a necessidade da retomada das obras como uma prioridade. “Interromper este projeto no estágio em que ele se encontra significa efetivamente é não plantar as condições para sair da crise. Quando a gente poda uma árvore, faz na expectativa que ela volte a crescer. Eu não conheço ninguém que pode raiz de uma árvore – este é o debate que nós estamos fazendo com o governo Federal, e o governo do Estado está empenhado nisso. Eu estive com o governador Rui Costa na quarta feira passada, em Brasília, tocando este tema que é prioritário, afinal de contas foi o estado da Bahia que conclamou este projeto”, disse Pinheiro, ao lembrar que participou do nascedouro do mesmo enquanto secretário estadual do Planejamento.

De acordo com o presidente do estaleiro, Fernando Barbosa, o empreendimento está com 81,5% das obras concluídas e precisa da liberação dos recursos da ordem de R$ 600 milhões, já aprovados pelo Fundo de Marinha Mercante, por parte do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Ele também disse que precisa que a Petrobras confirme os contratos já realizados para a construção de navios-sondas e conversão dos cascos de navios.

O senador Pinheiro destacou ainda que está trabalhando junto aos ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio. “Nós achamos que é importante, inclusive, retomar a questão do aporte de recursos. Óbvio que não foi por acaso e isso foi em decorrência da própria crise que se instalou com a Operação Lava Jato, mas a gente pode tranquilamente adotar uma outra postura. Portanto, nosso esforço agora é no sentido de priorizar isso em nível nacional para que os recursos possam vir e a gente possa retomar esta importante obra, gerando renda, trabalho e principalmente expectativa de desenvolvimento para a Bahia e para a região”, destacou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]