Senador Walter Pinheiro cobra atenção do governo federal para a retomada de investimentos no Nordeste

Senador Walter Pinheiro cobra investimentos federais no Nordeste.
Senador Walter Pinheiro cobra investimentos federais no Nordeste.
Senador Walter Pinheiro cobra investimentos federais no Nordeste.
Senador Walter Pinheiro cobra investimentos federais no Nordeste.

Em discurso no plenário, nesta terça-feira (05/05/2015), o senador Walter Pinheiro (PT/BA) disse que é preciso que o governo federal olhe com mais atenção para o Nordeste, porque a região está passando por um período crítico. Para ele, é emergente apontar propostas para a retomada do desenvolvimento econômico, das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de enfrentamento de situações críticas, como no setor energético e na geração de empregos.

“Nós estamos enfrentando o período hidrológico mais crítico da história da nossa região. Se fizermos uma comparação disso com o que se processou na relação entre a hidrologia e a nossa geração de energia, a hidroeletricidade, eu diria, a partir do que os técnicos apontam, que esse é o período mais crítico dos últimos 83 anos”, alertou.

Pinheiro apontou soluções, como ações de apoio do Governo por meio de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em setores estratégicos, como da energia eólica. “Na semana passada, entramos de corpo e alma na energia do vento, nos leilões. A Bahia, mais uma vez, é um Estado que entra no leilão com força total. Portanto, para esses empreendimentos, precisamos da ajuda do BNDES”, disse.

Segundo Pinheiro, há um processo de desaquecimento da economia do Nordeste, com reflexos negativos na geração de postos de trabalho.  “O Nordeste, desde fevereiro, vem acumulando números negativos na geração de postos de trabalho. No caso da Bahia, nos últimos oito anos, é a primeira vez que a gente apresenta números negativos na geração de postos de trabalho. Portanto, é uma preocupação muito grande e uma questão que requer do Governo Federal uma atitude imediata”, apontou.

O senador também apontou problemas sérios nas grandes cidades do Nordeste a partir da queda da atividade de serviços, exemplificando com os estaleiros da Bahia. “Nós tínhamos perspectiva de ampliar de sete para 10 mil postos de trabalho no estaleiro e estamos agora assistindo a uma verdadeira queda nesse nível de trabalho. Os números apontam abaixo dos 500 postos de trabalho”, destacou.

Para Pinheiro, apenas o debate e o apontamento de soluções imediatas poderão reverter este cenário. “É preciso que o Governo tenha um olhar, diria, bem específico. É óbvio que sei que a Presidenta Dilma tem a tarefa do Brasil, mas é importante olharmos para uma região que, nos últimos oito anos, vinha tendo um crescimento acelerado e precisa desses investimentos, precisa da retomada das obras do PAC, das obras de infraestrutura, principalmente de um programa que possa restabelecer a geração de postos de trabalho e, ao mesmo tempo, a atividade econômica que nos permita crescer”, disse.

Pinheiro também citou iniciativas do Governo do Estado no sentido de buscar recursos para a região, em especial para obras de infraestrutura e mobilidade, assim como obras para a reconstrução da cidade de Salvador, após as últimas chuvas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110948 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]