Secretário estadual da Bahia defende investimentos em habitação rural

Membros da mesa da Audiência Pública debateram “habitação Rural na Bahia: moradia e direitos sociais no campo".
Membros da mesa da Audiência Pública debateram “habitação Rural na Bahia: moradia e direitos sociais no campo".
Membros da mesa da Audiência Pública debateram “habitação Rural na Bahia: moradia e direitos sociais no campo".
Membros da mesa da Audiência Pública debateram “habitação Rural na Bahia: moradia e direitos sociais no campo”.

Com o tema “Habitação Rural na Bahia: moradia e direitos sociais no campo”, a audiência pública realizada nesta sexta-feira (08/05/2015), na Assembleia Legislativa, proporcionou um rico debate sobre o assunto.  Como resultado da audiência, os deputados estaduais Gika Lopes e Maria Del Carmen, juntamente com os movimentos sociais, encaminharão para o governador Rui Costa as indicações da necessidade de recursos complementares a serem inseridos na habitação rural e a defesa da manutenção cultural com a permanecia do homem na sua própria terra.

A iniciativa contou com a participação dos deputados estaduais Gika Lopes e Maria Del Carmen, que promoveram a audiência; do Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da Superintendente Nacional de Habitação Rural e Entidades Urbanas da Caixa Econômica, Noemi Lemes; do superintendente de Habitação da Sedur, Macos Cohin; e Rosival Leite, da Cooperativa de Habitação Rural (Coopehabitar).

Segundo Noemi Lemes, desde quando foi criado o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural o número de contratações na Bahia chegam a 6.840 unidades, dessas, 2.087 casas já foram construídas. O nordeste, que tem o maior defit habitacional do país, chegando a 70% do total nacional, representa 36% das contratações e 58% de propostas realizadas junto à Caixa.

Para o deputado estadual Gika Lopes os números apresentados por Noemi refletem a prioridade que o Nordeste vem tendo junto ao governo do Estado em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. “Fico muito orgulhoso e feliz porque a moradia dignifica e melhora a autoestima do nosso povo. Apesar dos representativos números, sei que precisamos continuar na luta em busca de mais benefícios para aumentar a quantidade de famílias atendidas,” afirmou.

Qualificação

O secretário Jerônimo defendeu a implantação de uma agenda de qualificação dos movimentos rurais, no qual abordará como elaborar projetos e captar recursos. “Precisamos fazer um mutirão para enfrentar as dificuldades de habitação no campo, principalmente na produção de um mapa priorizando os territórios mais prejudicados,” disse.

Outro momento importante da audiência foi durante a apresentação de Rosival Leite, da Cooperativa de Habitação Rural (Coopehabitar), que falou sobre as conquistas e desafios na área: “Precisamos avançar na regulamentação fundiária e na infraestrutura básica para evitarmos o êxito rural… Aproveito a oportunidade para solicitar ao secretário Jerônimo a implantação de uma câmara técnica no conselho para tratar especificamente de habitação rural.” O secretario parabenizou a iniciativa e se comprometeu no atendimento da demanda.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]