Salvador: Setur inaugura gabinete no Pelourinho com a finalidade de integrar comunidade e turistas

Setur inaugura gabinete no Pelourinho para maior integração com a comunidade.
Setur inaugura gabinete no Pelourinho para maior integração com a comunidade.
Setur inaugura gabinete no Pelourinho para maior integração com a comunidade.
Setur inaugura gabinete no Pelourinho para maior integração com a comunidade.

Durante reunião com empresários e comerciantes do Pelourinho, nesta quinta-feira (14/05/2015), o secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino elaborou uma agenda com itens que visam ao atendimento às reivindicações da comunidade que vive e trabalha no conjunto arquitetônico colonial – reconhecido como Patrimônio da Humanidade. O encontro marcou o início das atividades no gabinete do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde o secretário passa a trabalhar, regularmente, uma vez por mês.

O secretário ouviu as reivindicações de lideranças do Centro Histórico que visam ao fortalecimento da atividade turística nessa região da capital baiana. Profissionais do turismo que atuam no Centro Histórico mencionaram a necessidade de melhoria do padrão de abordagem aos turistas, assim como a importância da solução de problemas sociais existentes na área. Os sistemas de iluminação e das câmeras de vigilância também precisam ser ampliados, citaram os comerciantes.

Participaram também da reunião a delegada Cristiane Coelho e o coronel Walter Menezes, ambos responsáveis pelo policiamento no Pelourinho. O secretário Nelson Pelegrino explicou que a Setur está empenhada em um modelo de governança articulado com áreas como a Segurança Pública, Saúde e Social, incluindo ainda a instância municipal e a comunidade. O objetivo é obter resultados mais eficazes com base nesta transversalidade.

Pelegrino afirmou que vai dialogar com o governador Rui Costa e com o secretário Maurício Barbosa (Segurança Pública) na tentativa de conseguir que o primeiro grupamento do Batalhão Turístico seja designado para o Pelourinho, possivelmente no segundo semestre deste ano.

Diversas lideranças do Pelourinho tiveram oportunidade de apresentar demandas, como Clarindo Silva, da Cantina da Lua; Celso Luis Fernandes, da Associação dos Comerciantes do Pelourinho (Acopelô) ; Davi Costa, presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico; e Rivanete Rodrigues, do Sindicato dos Guias de Turismo, dentre outras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109980 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]