Salvador sedia Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Bolsa Família

Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Bolsa Família.
Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Bolsa Família.
Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Bolsa Família.
Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Bolsa Família.

Tendo como temas centrais A Intersetorialidade no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único e a Atuação direcionada ao Apoio Técnico Especializado aos Municípios Prioritários, começou nessa terça-feira (12/05/2015) o Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família (PBF), em Salvador. Além dos coordenadores participam do evento representantes das áreas da saúde, educação, assistência social e do financeiro-orçamentário dos estados.

A abertura do evento, na Escola Administração Fazendária (Esaf), no Comércio, contou com a presença de Helmut Schwarser e Ieda Castro, secretários nacionais de Renda de Cidadania e de Assistência Social, respectivamente, ambos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da representante do Ministério da Saúde (MS), Ana Lima, do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis e do diretor regional substituto do Centresaf-Bahia, Luciano Costa

Segundo Helmut Schwarzer, a parceria entre União, Estado e municípios para a consecução e sucesso do Bolsa Família é a chave para o resultado positivo do Programa. “Essa repartição de tarefas e competências entre os diversos entes, fortalece a relação federativa já existente”, salientou.

CadÚnico – Para Geraldo Reis, o experimento social que aconteceu no país nos últimos doze anos, com a criação do Bolsa Família e a inserção de uma grande parcela da população, foi de fundamental importância. “Houve uma mudança no país que existia só em função de um terço da população, ampliando para quase 90 por cento dela. Mas ainda é preciso reforçar na busca ativa para encontrarmos aqueles mais vulneráveis”, afirmou. O secretário elogiou o CadÚnico como uma plataforma de inclusão das famílias nos programas sociais do governo, além dos benefícios oferecidos pelo Bolsa Família.

Durante a manhã houve mesa onde foram expostas as diretrizes políticas, seguida de debates e processamento das informações e orientações de pacto de trabalho. À tarde, foi formada mesa redonda intersetorial sobre Desafios e Possibilidades da Ação Intersetorial no Programa Bolsa Família, Cadastro Único e Assistência Social e outros temas.

No final da tarde, os secretários nacionais de Renda e Cidadania, Helmut Schwarser, e de Assistência Social, Ieda Castro, se reuniram com o chefe de Gabinete da SJDHDS, Kívio Dias.

A reunião, que ainda contou com a participação de superintendentes das áreas ligadas à assistência social, pautou a importância do apoio do governo estadual aos municípios na gestão dos recursos enviados pelo governo federal para a execução de serviços, programas, projetos e benefícios destinados à proteção social básica.

Na ocasião, foram apresentadas as ações do governo do Estado com intuito de mapear as cidades que se encontram com dificuldade de aplicação de recursos. Capacitações através de parcerias com universidades públicas e o assessoramento presencial serão algumas das medidas adotadas com o intuito de fortalecer a gestão dos programas nos municípios baianos.

O Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família segue até a sexta-feira (15), na Escola Administração Fazendária (Esaf), Comércio.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110910 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]