Salvador: PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio global da ONU de serviço público

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio global da ONU de serviço público.
PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio global da ONU de serviço público.
PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio global da ONU de serviço público.
PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio global da ONU de serviço público.

A parceria público-privada do Hospital do Subúrbio (HS) foi uma das iniciativas contempladas na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos” do Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, que reconhece projetos inovadores de melhoria da prestação de serviços públicos e promoção do desenvolvimento sustentável. A premiação anual mantida pela ONU (Organização das Nações Unidas) será entregue aos representantes do governo baiano, junto com iniciativas destacadas em todo o mundo, durante o Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, que acontece em Medellín, na Colômbia, entre os dias 23 e 26 de junho de 2015.

Ao todo, foram quatro mil projetos participantes de todos os continentes. A premiação deste ano vai homenagear 22 iniciativas de 18 países. Inscrito pela Secretaria Executiva do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), o Hospital do Subúrbio foi a única iniciativa brasileira a ser contemplada na edição 2015.

A premiação anual da ONU já contemplou o baiano SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e outras iniciativas brasileiras, como o Fórum Interconselhos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Promovido pelo Programa de Administração Pública das Nações Unidas, o prêmio, de acordo com o site das Nações Unidas, destaca “realizações e contribuições de instituições do serviço público que levam a uma administração pública mais efetiva e responsiva em países ao redor do mundo”.

Prêmios internacionais

Este é o quarto prêmio internacional do Hospital do Subúrbio. Em 2012, o projeto foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. “O reconhecimento internacional é um indicativo importante quanto ao acerto de nossas diretrizes na área de PPP, que estão focadas em parâmetros de eficiência e gestão por resultados”, afirmou o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

Para o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Hospital do Subúrbio é exemplo para o Brasil. “É uma experiência de sucesso na gestão pública, visto que recebemos visitas de representantes de outros estados e países para conhecer e aprender com a nossa experiência”.

O secretário executivo do Programa de PPPs da Bahia, Rogério Princhak, ressaltou que “o Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde, e por isso vem conquistando diversas premiações e atraindo a atenção de todo o mundo”. Ele explicou que a prospecção e a indicação para que o hospital concorresse ao prêmio foram feitas pelo CIIIAP (Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública), vinculado à Secretaria de Administração da Bahia. O Centro identificou o projeto como potencial candidato e incentivou a unidade de PPP do Estado a fazer a inscrição, revelou.

Para a diretora-geral do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti, a premiação pelas Nações Unidas comprova o sucesso do modelo de gestão e operação alternativo através de PPP, “que foi capaz de atuar garantindo bons resultados assistenciais, efetivos, resolutivos e ágeis executados por equipes treinadas e integradas”. O prêmio, avaliou, “é o reconhecimento de um exaustivo trabalho de equipe, um estímulo a novos desafios e melhorias que venham sobretudo beneficiar os pacientes com uma assistência multidisciplinar, individualizada, cuidadosa e humanizada”.

Referência internacional

Referência internacional no setor, o Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via parceria público-privada no Brasil. A unidade iniciou o atendimento à população, em setembro de 2010, e beneficia cerca de um milhão de habitantes do Subúrbio Ferroviário, além de outros bairros de Salvador e região metropolitana. Com 373 leitos, o hospital é destinado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121604 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.