Salvador: Grupo ‘Os Insênicos’ apresenta espetáculo no Teatro ISBA no dia em que marca a Luta Antimanicomial

Baner Balada do amor.
Baner Balada do amor.
Baner Balada do amor.
Baner Balada do amor.

Maio, além de ser o mês das noivas é também marcado pela Luta Antimanicomial, que defende a garantia dos direitos humanos e melhores condições no tratamento de usuários de saúde mental. Em um resultado inesperado, estes dois universos – do romance e da loucura – se encontram em “Balada de Amor”, espetáculo do grupo Os Insênicos que volta aos palcos para suas últimas apresentações. A montagem será apresentada no dia que marca a luta antimanicomial, no próximo dia 18 de maio (segunda-feira), com duas apresentações: a primeira para usuários do sistema de saúde mental, na parte da tarde, e a segunda aberta ao público, às 19h30, no Teatro do ISBA. Os ingressos custam R$ 15 e mais 1 kg de alimento não perecível.

A montagem é uma criação coletiva do grupo e dirigida em parceria pelas artistas Renata Berenstein e Laili Flórez, com o acompanhamento da psicóloga Milena Marinho. Neste projeto, o elenco mergulhou na pergunta “o que é o amor?” a partir de exercícios de improvisação e das suas próprias experiências: “Utilizamos o riso e a emoção como um convite para que a plateia veja uma temática tão universal como o amor sob o olhar do grupo. A ideia é aproximar o público do elenco, pois, no fundo, todos fazemos as nossas loucuras de amor”. Destaca Laili.

“Partindo do um convite da Faculdade Social da Bahia, pensamos no dia 18 de maio como uma forma de celebrar e nos despedir desse trabalho tão rico, que levou o grupo a espaços antes não imaginados. Hoje o grupo tem um desejo grande de iniciar um novo processo e em breve levar aos palcos um novo resultado”, explica Renata.  Na apresentação aberta ao público, na parte da noite, o espetáculo será seguido pela mesa redonda “Paixões, Químicas e Saúde Mental” com as pesquisadoras Patricia von Flach e Sandra Djambolakdjian Torossian. O evento tem a coordenação geral de Ana Rodrigues (FSBA).

Balada do amor – Socorro é uma romântica convicta que tem seu sonho destruído no dia do casamento. Buscando afogar as mágoas, ela chega no Bar da Cabrita e descobre, no encontro com outros personagens, novas formas de amor. Em paralelo, uma trupe de brincantes tenta incessantemente vender seus artigos amorosos, utilizando-se de diferentes estratégias para atingir o coração da clientela. Ficção e realidade se confrontam em momentos nos quais os atores compartilham com a plateia suas próprias memórias.

Os Insênicos – Formado por portadores de transtornos mentais, o grupo surgiu em 2010 a partir das oficinas do projeto “Em Cena Insanidade”,  idealizado pela atriz e psicóloga Renata Berenstein. Em seu repertório, possui outros dois espetáculos: “Os Insênicos”, montagem apresentada em 2010, com temporadas na Sala do Coro e no Teatro Vila Velha, e “Cidade em Versos: Um Recital Cênico”, encenado em 2011, com temporada no Solar Boa Vista.

Agenda

Os Insênicos apresentam “Balada de Amor”

Local: Teatro ISBA (Ondina)

Data: 18de Maio (segunda-feira)

Horário: 19h30.

Classificação: 16 anos

Ingressos: R$ 15 (+ 1 kg de alimento não perecível)

Ficha Técnica

Direção Artística: Renata Berenstein e Laili Flórez

Mediação de grupo: Milena Marinho

Elenco: Anderly Oliveira da Cruz, Angelita Dias Leite, Diana Paiva, Dionaldo Nascimento de Andrade, Gilvanélio Gonçalves de Araújo, Girlene de Jesus Almeida, Helisleide Bonfim dos Santos, Josuelinton de Jesus Santos, José Raimundo dos Santos, Lívia Santos de Souza, Maria de Fátima Francisca, Silvia Perroni, Sonia Maria de Jesus Ferreira

Assistente de Palco: Lívia Santos de Souza

Figurino: Cândida Specht

Iluminação: Marcos Fernandes

Preparação Vocal: Márcio Medeiros

Arranjo Musical: João Vinícius Santana

Design Gráfico: Filipe Bezerra

Operação de Som: Larissa Dantas​

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]