Região Metropolitana de Salvador: atendimento por telefone ajuda a salvar vidas

Profissionais da área de saúde da Vitalmed recebem treinamento específico para lidar com situações de risco por telefone.
Profissionais da área de saúde da Vitalmed recebem treinamento específico para lidar com situações de risco por telefone.
Profissionais da área de saúde da Vitalmed recebem treinamento específico para lidar com situações de risco por telefone.
Profissionais da área de saúde da Vitalmed recebem treinamento específico para lidar com situações de risco por telefone.

Um jantar em família e de repente alguém se engasga e tem dificuldades de respirar. Uma tarde de descanso em casa e surgem dores no peito e dormência no braço, que dão o alerta de que algo não está bem. Ou até mesmo, um passeio na rua e de forma inesperada alguém ao seu lado desmaia e precisa de socorro. O que fazer diante de situações como estas? Apesar de serem corriqueiras, muita gente não sabe lidar com emergências, o que pode interferir diretamente no quadro clínico do paciente.

A Vitalmed, empresa especializada nesse tipo de ocorrência, tem investido cada vez mais na agilidade do atendimento de pacientes em situação de risco. Um dos grande aliados até a chegada da equipe médica ao local, caso necessário, tem sido a telemedicina. “Sabemos que os primeiros minutos após uma ocorrência, podem ser fundamentais para a melhora ou piora do quadro médico do indivíduo, e uma orientação médica nessas horas, mesmo por telefone, é valiosa”, afirma o coordenador médico Guilherme Lazzari.

Somente em Salvador e Região Metropolitana, a Vitalmed recebe uma média de 250 ligações por dia com pedidos de socorro. São, aproximadamente, 7500 solicitações por mês de atendimento a situações de aparente risco.  “Quando recebemos uma ligação como esta, precisamos em primeiro lugar manter a calma e passar essa tranquilidade para o paciente ou acompanhante. Depois é preciso ficar bem atento a todos os detalhes, cada informação é valiosa e vai nos pautar sobre qual decisão tomar, até a chegada da equipe médica ao local”, informa Lazzari.

O médico lembra que diante de uma caso delicado, como de um familiar em situação de emergência médica, manter a calma é totalmente improvável. Por isso, os médicos que trabalham diariamente com esses momentos de tensão, necessitam demonstrar segurança para o paciente para que os mesmos possam confiar informações sobre o problema e os sintomas apresentados. Para chegar nesse nível, os profissionais de saúde da empresa passam por um rigoroso treinamento e são preparados para lidar com todas as situações.

“O serviço do Vitalfone é prestado por uma equipe de médicos especialmente treinados a reconhecer sintomas e fazer orientações à distância aonde quer que o paciente esteja. Já salvamos a vida de pacientes, por exemplo, que estavam em outros países e ligaram para a Vitalmed”, explica o médico.

Lazzari lembra que o serviço de orientação médica por telefone não substitui o acompanhamento de saúde presencialmente com o médico, por isso, as equipes de socorro estão sempre prontas para se deslocar imediatamente ao local onde está o paciente, caso haja necessidade. O atendimento por telefone, inclusive ajuda a equipe presencial em deslocamento a já se preparar para o quadro que vai encontrar no local de socorro e desta forma ser mais precisa. “Em contato com o paciente já conseguimos identificar se o quadro é de risco ou de baixa complexidade”, informa.

Sobre o Vitalfone

O Vitalfone está disponível 24 horas, todos os dias da semana incluindo finais de semana e feriados. Foi criado pela Vitalmed, empresa com 22 anos de atuação e líder de mercado, que identificou a necessidade de levar um atendimento diferenciado e de maneira imediata a seus associados. O serviço de orientação médica via telemedicina tem inúmeras possibilidades. Desde orientações simples sobre o uso correto de medicações, cuidados de pacientes e alívio de sintomas até casos críticos em que a vida do paciente está em risco. Caso o médico reconheça que o quadro apresentado seja crítico, o envio da ambulância, a UTI móvel, é imediato.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106786 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]