

Um jantar em família e de repente alguém se engasga e tem dificuldades de respirar. Uma tarde de descanso em casa e surgem dores no peito e dormência no braço, que dão o alerta de que algo não está bem. Ou até mesmo, um passeio na rua e de forma inesperada alguém ao seu lado desmaia e precisa de socorro. O que fazer diante de situações como estas? Apesar de serem corriqueiras, muita gente não sabe lidar com emergências, o que pode interferir diretamente no quadro clínico do paciente.
A Vitalmed, empresa especializada nesse tipo de ocorrência, tem investido cada vez mais na agilidade do atendimento de pacientes em situação de risco. Um dos grande aliados até a chegada da equipe médica ao local, caso necessário, tem sido a telemedicina. “Sabemos que os primeiros minutos após uma ocorrência, podem ser fundamentais para a melhora ou piora do quadro médico do indivíduo, e uma orientação médica nessas horas, mesmo por telefone, é valiosa”, afirma o coordenador médico Guilherme Lazzari.
Somente em Salvador e Região Metropolitana, a Vitalmed recebe uma média de 250 ligações por dia com pedidos de socorro. São, aproximadamente, 7500 solicitações por mês de atendimento a situações de aparente risco. “Quando recebemos uma ligação como esta, precisamos em primeiro lugar manter a calma e passar essa tranquilidade para o paciente ou acompanhante. Depois é preciso ficar bem atento a todos os detalhes, cada informação é valiosa e vai nos pautar sobre qual decisão tomar, até a chegada da equipe médica ao local”, informa Lazzari.
O médico lembra que diante de uma caso delicado, como de um familiar em situação de emergência médica, manter a calma é totalmente improvável. Por isso, os médicos que trabalham diariamente com esses momentos de tensão, necessitam demonstrar segurança para o paciente para que os mesmos possam confiar informações sobre o problema e os sintomas apresentados. Para chegar nesse nível, os profissionais de saúde da empresa passam por um rigoroso treinamento e são preparados para lidar com todas as situações.
“O serviço do Vitalfone é prestado por uma equipe de médicos especialmente treinados a reconhecer sintomas e fazer orientações à distância aonde quer que o paciente esteja. Já salvamos a vida de pacientes, por exemplo, que estavam em outros países e ligaram para a Vitalmed”, explica o médico.
Lazzari lembra que o serviço de orientação médica por telefone não substitui o acompanhamento de saúde presencialmente com o médico, por isso, as equipes de socorro estão sempre prontas para se deslocar imediatamente ao local onde está o paciente, caso haja necessidade. O atendimento por telefone, inclusive ajuda a equipe presencial em deslocamento a já se preparar para o quadro que vai encontrar no local de socorro e desta forma ser mais precisa. “Em contato com o paciente já conseguimos identificar se o quadro é de risco ou de baixa complexidade”, informa.
Sobre o Vitalfone
O Vitalfone está disponível 24 horas, todos os dias da semana incluindo finais de semana e feriados. Foi criado pela Vitalmed, empresa com 22 anos de atuação e líder de mercado, que identificou a necessidade de levar um atendimento diferenciado e de maneira imediata a seus associados. O serviço de orientação médica via telemedicina tem inúmeras possibilidades. Desde orientações simples sobre o uso correto de medicações, cuidados de pacientes e alívio de sintomas até casos críticos em que a vida do paciente está em risco. Caso o médico reconheça que o quadro apresentado seja crítico, o envio da ambulância, a UTI móvel, é imediato.