Professores da UESB realizam, simbolicamente, cortejo fúnebre do governador Rui Costa

Cartaz do ato público da Adusb em protesto contra governo da Bahia.
Cartaz do ato público da Adusb em protesto contra governo da Bahia.
Cartaz do ato público da Adusb em protesto contra governo da Bahia.
Cartaz do ato público da Adusb em protesto contra governo da Bahia.

Em protesto contra o descaso do governo, os professores da UESB e das demais Universidades Estaduais realizarão o enterro simbólico do governador Rui Costa (PT) nesta terça (19/05/2015). A atividade ocorrerá em frente à Secretaria de Educação em Salvador às 9h. A categoria está em greve desde o dia 13 de maio e luta por mais investimentos para as Instituições, bem como o respeito aos direitos trabalhistas.

Com faixas, cartazes, mortalhas e coroas de flores, a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia denunciarão os problemas vividos, além de cobrar soluções efetivas. Desde o ano passado o Movimento tenta garantir direitos trabalhistas previstos em lei. Apenas na UESB mais de 250 professores aguardam por promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. O governo se recusa ainda a atender outras reivindicações como a ampliação do número de professores efetivos e o investimento de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades.

A crise orçamentária

Em notas oficiais, o governo tem anunciado um crescimento de 10,3% no orçamento das Instituições. Contudo, o orçamento divulgado está longe de atender as demandas das Universidades. Prova disso são o não cumprimento dos direitos trabalhistas, graves problemas de infraestrutura, falta de professores e técnicos, além da inexistência de uma política de permanência estudantil adequada.

As dificuldades financeiras colocam em risco todo o funcionamento das Universidades. Sem professores, laboratórios, salas, aulas de campo, estudantes atrasam seus cursos e docentes têm seu trabalho precarizado. A não garantia de moradia, transporte e alimentação levam milhares de jovens a abandonarem o ensino superior.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]