Prefeito de Salvador autoriza contenções de encostas e outras intervenções no Marotinho

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vistoria foi realizada para avaliar os impactos das chuvas na comunidade após o período de grande volume pluviométrico.
Vistoria foi realizada para avaliar os impactos das chuvas na comunidade após o período de grande volume pluviométrico.
Vistoria foi realizada para avaliar os impactos das chuvas na comunidade após o período de grande volume pluviométrico.
Vistoria foi realizada para avaliar os impactos das chuvas na comunidade após o período de grande volume pluviométrico.

O prefeito ACM Neto esteve nesta sexta-feira (08/05/2015) no Marotinho, uma das comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A visita ao local, junto aos secretários que trabalham envolvidos com a Operação Chuva, foi marcada para avaliar os impactos dos desastres, passado o período de maior volume pluviométrico. Além de vistoriar as áreas afetadas, onde a Prefeitura já fez limpeza e lonamento dos terrenos, Neto também conversou com moradores da comunidade para garantir intervenções no menor tempo possível para que a rotina seja retomada. Isso com recursos próprios, ou seja, sem a necessidade de esperar por verbas federais.

ACM Neto deu autorização à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) para elaboração de projetos e definição de orçamento para duas encostas no bairro, a primeira onde foram registradas mortes e a segunda ao lado, que não foi afetada pelo deslizamento, mas que apresenta risco. A expectativa é que em 60 dias os projetos fiquem prontos para que, em seguida, seja aberto o processo de licitação para as obras. A comunidade de Barro Branco, em San Martin, onde também foram registradas mortes, receberá, da mesma forma, projetos de contenção.

À Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) coube a limpeza e recolocação de placas que cobrem o canal na via de acesso às encostas e recuperação do pavimento, que ficou destruído pelo volume das chuvas. O prefeito também autorizou a construção de uma escadaria, além de um novo acesso para moradores numa área onde há grande densidade de moradias, mas que ainda não possui qualquer urbanização.

Benefícios – Equipes da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) acompanharam a visita a Marotinho para agilizar cadastros de famílias que foram afetadas pelas chuvas e que têm direito a receber algum benefício. Na ocasião, quatro famílias foram cadastradas para receber o Alugel Social, no valor de R$ 300 mensais, podendo ser concedido em até um ano para que famílias tenham tempo de buscar uma solução definitiva para suas moradias.

“Há mais de dez dias, a Prefeitura está completamente mobilizada para prestar assistência total às famílias que foram vítimas dessa chuva histórica da cidade. Estamos presentes nas áreas que foram mais afetadas, a exemplo do Barro Branco, Fazenda Grande, Pau da Lima, Subúrbio e Marotinho. Estamos, portanto, chegando junto das comunidades, oferecendo toda assistência, fazendo o levantamento das principais áreas de risco e tomando providências imediatas para que possamos oferecer a infraestrutura que os moradores precisam para que no futuro não sejam vítimas das chuvas que continuarão caindo na cidade”,

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113538 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]